sexta-feira, 29 de julho de 2011

História da linguagem escrita e visual.


História da linguagem escrita e visual.

A linguagem escrita e visual passou por várias transformações, principalmente depois da invenção da máquina de impressão. No Brasil mudanças profundas aconteceram no século XIX com a fundação da Imprensa Régia fundada pelo príncipe regente D. João e nos dias atuais estas linguagem estão cada vez mais modernizada através das tecnologias.
No século XV a sociedade era composta por muitos analfabetos que se comunicavam através das informações verbais utilizando pedras empilhadas e arrumadas das mais variadas formas. Neste mesmo século na Alemanha, com a invenção da imprensa de Johan Gutemberg o texto e as imagens impressas conquistaram o futuro, porém houve contestações por parte da elite que queria continuar sendo a controladora dos conhecimentos e dominadora dos menos informados.

No Brasil a partir de 1808, com a fundação da Imprensa Régia os livros ficaram mais baratos e populações podiam ter mais acesso aos livros descentralizando o conhecimento das mãos dos nobres, igrejas e potentados, durante muito tempo a imagem figurativa passou por normas e padrões previstos e a mesma era vista como mera função pedagógica, principalmente pelos religiosos que utilizavam dessas imagens para se comunicarem com os analfabetos. Dessa forma a relação imagem-texto provocou uma disputa entre o cristianismo e paganismo, sendo que o primeiro divulgava a fé através das grandes pinturas enquanto o segundo dava maior valor a imagem. E na tentativa de exterminar o paganismo o cristianismo acabou absorvendo as imagens pagãs e na medida em que a ciência criticava esses valores, incorporava as imagens e se ideologizava. Sendo assim, os textos passaram a explicar as imagens e elas, ilustravam os textos.

Atualmente, as imagens se tornaram cada vez mais conceituais e os textos mais imaginativo e no século XVII, ganharam novas formas e passaram a ilustrar tratados e impressos. Quinhentos anos depois da invenção de Gutemberg com o surgimento da televisão e do cinema o teórico Marshall McLuhan afirmou que a impressão não se constituía por causa das imagens das novas tecnologias.

A mesma suposição foi feita por Jean Baudrillard quando foi inventado os computadores, ele afirmava que tinha chegado o fim da palavra e da imagem, mas estavam enganados porque o livro, o cartaz e outros impressos não desapareceram, mas ganharam mais importância e passaram a ser produzidos com ferramentas digitais e as duas linguagem ( mídia e imprensa) tornaram-se inseparáveis.

O meio digital vem conseguindo democratizar o acesso à informação de uma grande quantidade de pessoas, de tal forma que a informação chega de muitos lugares através da educação a distância onde são apresentadas através de textos e imagens.

No século XIX, a junção da imagem e texto fez surgir as Artes Gráficas que depois passou a ser denominada programação visual e atualmente é conhecida como Design gráfico. O Design ou as artes gráficas surgiram da necessidade que os artistas tiveram, no final do século XIX, de dar conta da demanda da sociedade como um todo, por imagens que pudessem divulgar suas instituições e grupos.

Vale frisar que, as artes plásticas foram conquistando mais liberdade de expressão na medida em que a sociedade avançava nos discursos políticos e se aproximava mais do cotidiano das pessoas. O design, por sua vez, se nutria da liberdade dos artistas para aplicar algumas das suas inovações e no século XX surgiu Desing gráfico como profissão fazendo parte da comunicação visual, no sentido mais amplo, e por essa razão possuem uma sintaxe própria.

Para o designer gráfico digital Vincenzo Scapellini, o bom design gráfico deve transformar a complexidade em clareza e os dados abstratos em elementos visuais, ou seja, combinar imagens e textos, cores e texturas, de modo que se possa ler para entender e assimilar o conteúdo.

Durante as décadas de 20 e 30, segundo Riachard Hollis ( 2005 : 15) os designers “ enfrentaram o novo desafio representado pelo surgimento da fotografia, explorando o novo veículo de comunicação”. Com a invenção da fotografia surgiu a offset que é um processo derivado da técnica de impressão litográfica. A  interação da invenção da fotografia e da offset possibilitou  a  reprodução sobre metal de ilustrações e textos tornando-se viável com W H Fox Talbot.

Com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade da produção de imagens e textos os designers exploram atualmente cada vez mais os recursos das novas tecnologias de criação digital.

Em fim, a trajetória pela qual passou os textos e imagens facilitou a transmissão de mensagens, fazendo que a informação chegue a todos de maneira mais clara, e isso está sendo possível porque as novas tecnologias a cada dia são mais exploradas. 
Edney S. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário