quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Atividades para os primeiros dias de aulas


 QUEM SOU EU?

NUMA FOLHA DE SULFITE CADA ALUNO FAZ SEU AUTO-RETRATO E ESCREVE O SEU NOME (DO JEITO QUE SOUBER), DEPOIS RELATAM NO COLETIVO COMO ELE É, DO QUE ELE GOSTA, UM POUQUINHO DA SUA VIDA. NO FINAL, A PROFESSORA COLOCA OS DESENHOS NUM MURAL PARA QUE TODOS VEJAM.

Perguntar as crianças quais são as principais dúvidas que vocês têm sobre o 1º e ou 2º ano? Registrar as perguntas, resuma o que vai mudar durante esse ano e explique que elas vão participar de diversas atividades para entender na prática essa passagem.

O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente

Fazer a dinâmica a ÁRVORE DOS DESEJOS cada aluno pode se apresentar dizendo o nome e o que mais gosta de fazer e o que espera aprender durante o ano letivo. Peça que cada criança registre o que falou (a seu modo).


Grande Abraço
Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.

Chega mais
Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente tocando em sue braço, e assim por diante até terminar em um forte abraço.

Cante com as crianças, brinque em roda, aproveite para falar sobre
a manutenção, limpeza e conservação do mobiliário e dos materiais de uso coletivo.
Com dinâmicas divertidas, pode ser a brincadeira do trenzinho, apresentar a escola aos alunos;
Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos entre eles o do Pacto, pincel, tesoura, cola, etc. Peça às crianças que procurem em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo “quente”, se o que procuram está perto, “morno”, se está a uma distância média, ou “frio”, quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado

Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.


Explorar com a classe a letra inicial do nome, em seguida listar outras palavras que também iniciem com aquela letra. Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.

Bingo:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO! Depois do bingo, pedir que contem quantas letras há na escrita dos seus nomes e propor que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel.
Jogo das cadeiras
Propor às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras. Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome. Após a brincadeira as crianças devem registrar nos seus cadernos os nomes dos colegas.

Corrida dos Balões:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha com desenhos de objetos. As crianças devem contar quantos objetos têm na ficha e escrever o numeral correspondente aos objetos no caderno. Depois cada aluno diz qual número escreveu e o professor registra no quadro fazendo a leitura dos mesmos com a turma.


Jogo dos Dados:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte do seu nome, o grupo marca um ponto.

Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir à busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro.
Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras, os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras isto é, do nome menor para o maior.

Montagem de um livrinho
Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho. O aluno deve escrever do seu jeito os nomes dos desenhos.

Painel de fotos
Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes.
Ditado:
Entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo.
Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.

Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.
Letras do alfabeto: letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina, isopor, EV A ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá falar o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem parte do vocabulário ativo da classe.

Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue o cartão do seu nome. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;

ESCRAVOS DE JÓ
Formar um círculo – todos de pé cantarão a música escravos de Jô, porém ao invés de moverem algum objeto o movimento será feito com o próprio corpo.
Combinar antecipadamente que o movimento se dará através de pulos com os dois pés juntos iniciando para a direita.
Objetivo: o entrosamento para o sucesso das atividades.
Então ao cantar:
Escravos de Jó – pular para a direita
jogavam caxangá – pular para a direita
Tira – pular para a esquerda
põe, – pular para a direita
deixa ficar… – ficar parado
Guerreiros – pular para a direita
com guerreiros- pular para a direita
fazem zigue – pular para a direita
zigue – pular para a esquerda
zá – pular para a direita
Proponha aos alunos um ditado diferente: explique que, em vez de escrever palavras, eles hoje vão escrever os números que você for ditando. Entregue a folha de papel ofício e peça-lhe que escreva seu nome sem usar o crachá. Faça o ditado de alguns números de 1 até 20 como eles souberem;

A PROVA DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE
A prova escrita de quatro palavras e uma frase têm como finalidade familiarizar o professor com as hipóteses das crianças sobre a escrita. É uma sondagem para nortear o trabalho docente na identificação do nível conceitual de seu aluno.
Para realizar essa prova, devemos sempre manter um clima favorável, podemos pedir sem medos que a criança escreva motivando-a para ela escrever do seu jeito.
Criado esse clima de confiança, conversamos com a criança a respeito de coisas que ela faz, do que gosta, por exemplo, animais, brinquedos, ou o que ela come etc.
Dessa conversa escolhemos as palavras para o ditado. Lembremos que estas palavras devem pertencer ao mesmo grupo semântico.
A prova consiste em escolher quatro palavras variadas quanto ao número de sílabas: uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e outra monossílaba. Ditamos as palavras nessa ordem. Depois propomos uma frase que tenha relação com as palavras ditadas.
Sempre que possível, pedimos à criança que leia o que escreveu passando o dedo. Temos, assim, mais uma oportunidade de identificar o nível de leitura da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário