PROJETO: PRESERVAÇÃO E
VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Tema:
ÁGUA FONTE DE VIDA
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo".
Jostein
Gaarder
APRESENTAÇÃO
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas nas turma do DECOLAR I ( 1º e 2º ano).
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas nas turma do DECOLAR I ( 1º e 2º ano).
JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
Objetivos:
*Desenvolver
a consciência pela preservação da água e ter clareza de sua escassez bem como
as ações possíveis de preservação;
*Reconhecer
a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz
respeito à poluição e ao desperdício de água.
CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida;
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida;
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.
ESTRATÉGIAS
Historinha que aborda as necessidades de preservação da água e ações que podem contribuir para esta preservação, contaminação e desperdício.
Historinha “A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO QUE IA MORRER”. (Empresa e Família, Qualidade de Vida SESI).
Conversa com as crianças questionando-as sobre:
De onde vem a sujeira que polui os rios?
Como pode ser revertido o problema do lixo nos rios? O que fazer com o lixo para que ele não polua a natureza?
Após a conversa, desenho de como é um rio limpo, sem a ação do homem, sem poluição e ideal para que haja a vida.
Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
A partir das fotos , pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Historinha que aborda as necessidades de preservação da água e ações que podem contribuir para esta preservação, contaminação e desperdício.
Historinha “A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO QUE IA MORRER”. (Empresa e Família, Qualidade de Vida SESI).
Conversa com as crianças questionando-as sobre:
De onde vem a sujeira que polui os rios?
Como pode ser revertido o problema do lixo nos rios? O que fazer com o lixo para que ele não polua a natureza?
Após a conversa, desenho de como é um rio limpo, sem a ação do homem, sem poluição e ideal para que haja a vida.
Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
A partir das fotos , pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Apresentação de um vídeo educativo infantil,
que trate da questão da água;
Criar
juntamente com os alunos os mandamentos da água;
Proporcionar
a turma um passeio pelas aguadas
próximas a escola onde eles serão
orientados a observar a poluição das águas. Após o retorno pedir para que eles
criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a
situação de poluíção que mais lhe chamou atenção;
Como atividade
de casa uma pesquisa, feita juntamente com a família, em livros, sites,
revistas, jornais, etc, que tragam soluções para economizar a água;
Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ouvir e cantar a música;
Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ditado de palavras retiradas do texto.
Construção do painel " ÁGUA FONTE DE VIDA”
Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ouvir e cantar a música;
Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ditado de palavras retiradas do texto.
Construção do painel " ÁGUA FONTE DE VIDA”
A ÁGUA E
SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA". Neste percurso, descobriram que: NA
ÁGUA EXISTE MUITA VIDA !
Que tipos de peixes e plantas existem na água?
• Como os peixes nascem?
• Como os peixes respiram?
• Tudo o que vive na água sabe nadar?
• O que os animais que vivem na água comem?
DESCOBRINDO A NATUREZA
Conhecemos diversos tipos de plantas e animais que vivem na água e aprendemos muita coisa sobre eles:
• características
• habitat
• utilidade
• reprodução
• alimentação
• locomoção
ENTENDENDO O HOJE NO TEMPO E NO ESPAÇO
compreendemos as diferença da vida na água:
• nos dias de hoje e antigamente
• nos lagos, rios e oceanos
aprendemos que as pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água
*Elaboração de um livro de poesias para os nossos amigos que vivem na água.
* Criação de histórias sobre o nosso relacionamento com os animais que vivem na água.
Que tipos de peixes e plantas existem na água?
• Como os peixes nascem?
• Como os peixes respiram?
• Tudo o que vive na água sabe nadar?
• O que os animais que vivem na água comem?
DESCOBRINDO A NATUREZA
Conhecemos diversos tipos de plantas e animais que vivem na água e aprendemos muita coisa sobre eles:
• características
• habitat
• utilidade
• reprodução
• alimentação
• locomoção
ENTENDENDO O HOJE NO TEMPO E NO ESPAÇO
compreendemos as diferença da vida na água:
• nos dias de hoje e antigamente
• nos lagos, rios e oceanos
aprendemos que as pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água
*Elaboração de um livro de poesias para os nossos amigos que vivem na água.
* Criação de histórias sobre o nosso relacionamento com os animais que vivem na água.
Linguagem oral e escrita
* Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas, caça-palavras.
* Atividades com alfabeto móvel.
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
* Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas, caça-palavras.
* Atividades com alfabeto móvel.
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS:
Ø Textos informativos;
Ø Vídeos;
Ø Músicas;
Ø Poemas;
Ø Pesquisa na internet;
Ø Pesquisa de campo.
CONCLUSÃO
A
culminância do projeto acontecerá em forma de uma exposição de todos os
trabalhos executados em sala de aula, em fora de murais:
v Fotos do processo de desenvolvimento,
v Poemas escritos pelos alunos,
v Desenhos representados de diversas formas,
v Desenhos representados por meio de mosaicos,
v Apresentação dos alunos para as séries
iniciais e finais da instituição escolar.
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.
O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.
REFERÊNCIAS:
MÚSICA
|
Água,aguinha
(Paródia
da música Ciranda,Cirandinha )
Por Leila
Maria Grillo
Água,aguinha
Vamos
todos preservar,
Prestando
muita atenção
Para não
desperdiçar.
A água
tão preciosa,
Vem dos
rios e do mar,
O que
será de nós.
A GOTINHA INTELIGENTE
Em um
lago viviam muitas gotinhas de água.Num certo dia de sol muito quente,essas
gotinhas resolveram sair para passear,( evaporação da água ).E voaram,pelo
ar,subiram,subiram...( desenhar um lago )Uma delas disse: - Vamos ficar juntas
para não nos perdermos,e todas concordaram dando as mãos ( formação das nuvens
),eram muitas gotinhas juntas girando,girando... ( movimentação das nuvens
).Elas caminhavam e encontravam mais gotinhas de água.( desenhar muitas nuvens
)De repente uma delas disse:- Já está ficando tarde!- Vamos voltar para o
lago?E todas desceram juntas em forma de chuva ( formação de chuva )( desenhar
a chuva e o lago )Trabalhe essa história em folha com formato de gota,fica
ainda mais inserido no assunto.
HISTÓRIA:
CHUVA
Certo
dia,eu estava na pracinha brincando de carrinho andando de balanço, subindo e
descendo no escorregador, cavando buracos na caixa de areia.De repente,mamãe
disse:- Temos que ir para casa a chuva já vai chegar!- Ah mamãe,só um
pouquinho, eu nem terminei de brincar!- Nada de pouquinho a chuva não vai
esperar e logo vai nos pegar ! Guardei meus brinquedos no saco de pano.Olhei
para o céu e tenho quase certeza que vi uma nuvem fazendo pirraça
mostrando
a língua prá mim...
Solicite
o registro dessa história através de ilustrações;
ECONOMIA DE ÁGUA NÃO
DESPERCIE!
Atividades
|
Gasto médio
|
Uso racional
|
Economia
|
Escovar os dentes
|
12litros em 5 minutos
|
Fechar a torneira enquanto escovar e usar a água de um copo de 350
ml para enxugar
|
11,65litros
|
Tomar banho em chuveiro elétrico
|
45 litros em 15 minutos
|
Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do banho
para 5minutos
|
30 litros
|
Lavar louça
|
117 litros em 15 minutos
|
Limpar os restos de comida antes de lavar, encher a pia até a metade
para ensaboar,manter a torneira fechada e enxugar a louça em meia pia de água
limpa
|
97 litros
|
Regar jardins e plantas
|
186 litros em 10 minutos
|
Usar esguicho tipo revólver, regar só o necessário e, de
preferência, pela manhã ou à noite, quando a evaporação é menor
|
96 litros
|
Lavar carro
|
560 litros em 30 minutos
|
Lavar só quando necessário e trocar o esguicho por um balde
|
520 litros
|
Lavar a calçada
|
279 litros em 15 minutos
|
Limpar com vassoura, o resultado é o mesmo
|
279 litros
|
Obs:Como a pressão do prédios é maior, o consumo
em edifícios pode ser até três vezes o que se gasta em uma casa. Os números
acima se referem ao consumo em casas.Fonte:Sabesp
Estadinho , São Paulo, O Estado de São Paulo, 7 dez. 1996,p.4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário