segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Projeto Fauna

PLANILHA DE PLANEJAMENTO – PROJETO


Título do projeto: Vivenciando a Fauna
Área(s) do Conhecimento:  Arte, português, História, Matemática e Ciências Naturais e Sociais
Tempo previsto: três meses

Série: 1º ano ao 5º ano

Justificativa:
De acordo com o IBAMA, a exploração desordenada tem levado a fauna brasileira a um processo de extinção de espécies intenso, seja pelo avanço da fronteira agrícola, seja pela caça esportiva, de subsistência ou com fins econômicos, como a venda de peles e animais vivos. Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas, à medida que a população cresce e os índices de pobreza aumentam. O Brasil possui 208 espécies na Lista Oficial de animais ameaçados de extinção e dez novas espécies serão adicionadas em breve.
No nosso município já existem vários espécies de animais que foram extintos da nossa comunidade, muitos deles mortos pelos caçadores sem nenhuma autorização de matá-los e outros foram extintos devido o desmatamento da nossa caatinga, mas ainda há algumas espécies de animais e temos a obrigação de preservá-los.
Sabendo que “é papel da escola e do professor estimular as crianças a perguntarem e buscarem respostas sobre a vida humana, os ambientes e os recursos técnicos e tecnológicos que fazem parte do seu cotidiano, ou que estão distantes no tempo e no espaço” (PCNS), foi O que nos motivou a desenvolver esse trabalho, pois temos consciência da necessidade cada vez mais gritante de se preservar a nossa fauna e valorizar a diversidade de vidas.


Objetivo Geral:
Mostrar para os alunos e as pessoas da comunidade a importância da preservação da nossa fauna, possibilitando a formação de futuros cidadãos mais comprometidos com as causas ambientais.
Objetivos Específicos:
Mobilizar alunos e comunidade para discutirem e se organizarem em busca de melhor qualidade de vida, preservando o meio ambiente;
Conceituar flora;
Identificar o tipo de animais predominantes na nossa região;
Citar os motivos que causaram a extinção de alguns animais da comunidade;
Listar os nomes dos animais da comunidade  que estão ameaçados de extinção.
Informar a comunidade sobre a importância de conservar a fauna;

Conteúdos:
Conceito de fauna;
Como nascem os animais;
Animais e suas característica;
Prejuízos causados pela extinção de alguns animais;
Onde vivem os animais;
Animais que criamos;
Animais da caatinga;
Animais que mais resistem à seca;
Animais das regiões brasileiras

Materiais necessários:
Lápis de cor;
Canetinhas;
Tesoura sem ponta;
Cola;
Papel ofício;
Papel metro;
Gravuras;
Fotos;






Bibliografia:

CRUZ, DanielCiência e Educação Ambiental. São Paulo: Ed Ática, 1998.
 FREIRE, Genibaldo. Atividades Práticas de Educação Ambiental, 1996.








Oba! Vamos elaborar as atividades para serem desenvolvidas durante o projeto?
Conto com vocês!
Além destas sugestões o que vocês sugerem?
Vamos participar!

ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:


Solicitar às crianças que expressem suas idéias sobre a fauna da comunidade.
Perguntar as crianças o que é fauna e em seguida fazer o jogo do advinha. Cada criança imita os animais que ela conhece e os colegas advinham qual é o animal. A professora registra no quadro os nomes desses animais e quando terminar o jogo conversar com os alunos sobre as características de cada animal e sua importância na natureza; Pedir as crianças para registrar no caderno a lista do quadro e representá-la através de desenhos.


2.Saída da escola para fazer uma coleta de dados para saber os nomes dos animais que não existem mais na comunidade;
Realizar uma entrevista com as pessoas mais idosas da comunidade para saber quais os animais que estão em extinção e o porquê dessa tragédia e em seguida fazer um cartaz com os nomes desses animais tendo como título; ANIMAIS EXTINTOS DA MINHA COMUNIDADE.


3. Incentivar a produção de uma poesia tendo como Título Não Mate Nossos Animais;
Conversar com a turma sobre os problemas causados ao meio ambiente por causa da matança de alguns animais da nossa comunidade e em seguida criar uma poesia sobre o assunto na coletividade;


4. Fazer cartilhas com histórias em quadrinhos, feitas pelos alunos mostrando como devemos cuidar dos animais para eles não serem extintos;
Fazer uma coleta de dados para saber quais os animais da comunidade que estão quase em extinção e depois da coleta mediar às crianças na elaboração da cartilha sobre como cuidar desses animais para eles não serem extintos;


5. Montagem de painéis com fotos e desenhos dos animais da comunidade que vive na mata, nas casas, nas águas e no ar.
Convidar uma pessoa idosa da comunidade para falar para turma os nomes dos animais da comunidade que vive na água, no ar, na mata e nas casas. Em seguida escreve os nomes no quadro e as crianças registram no caderno. Depois a turma será dividida em grupo e um grupo montará um painel com gravuras, fotos ou desenhos dos animais da comunidade que vive na mata, outro grupo com animais que vivem no ar, outra equipe animais que vivem com o homem e outro grupo animais que vivem na água;

6. Pesquisar na internet quais são os animais que vivem na caatinga e em seguida confeccionar um painel com gravuras destes animais;

Realizar pesquisa em grupos sobre os costumes e alimentação dos animais que mais resistem a seca;
Socializar as informações que descobriram nas pesquisas
Pedir para as crianças escolherem um animal da caatinga e desenhe;

Discutir sobre o que levou a sociedade matar os animais que estão em extinção;
Fazer a devolução das informações para os pais e pessoas da comunidade;
Os trabalhos que foram feitos durante o projeto serão apresentados aos pais e as pessoas da comunidade











O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:

Recontar para as famílias o que aprenderam sobre Fauna;
Preservar a fauna do município onde mora;
Ter clareza em explicar suas idéias;
Demonstrar domínio dos conteúdos discutidos durante o projeto;

Nenhum comentário:

Postar um comentário