O
ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O
trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O
instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.
Entretanto,
os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter,
amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A indisciplina é a mesma,
falta motivação, interesse e comprometimento.
Mas,
o que acontece realmente que faz com que no final do ano, o sentimento de
expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o
planejamento não `funcionou`.
A
grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles
são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro
didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de
educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em
pauta e que extrapolam a sala de aula.
Planejamento
Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez
por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado
ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do
livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres.
Planejamos
para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.
É
preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento
da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos
livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.
Aqui
está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu
próximo planejamento:
RESULTADOS
DO ANO ANTERIOR:
analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento
de números e causas)
QUALIDADE
DO APRENDIZADO:
crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não
apenas a quantidade de conteúdo memorizado
FAZER
DIFERENTE:
Levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem
dos seus alunos
GERENCIAMENTO
SALA DE AULA:
crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula
RESOLUÇÃO
DE CONFLITOS:
crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno) , (aluno x
professor), (professor x pais)
RELACIONAMENTO
COM A FAMILIA:
crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos
PARTICIPAÇÃO
DA FAMILIA: Crie
estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e
fora dele
HABILIDADES
E NECESSIDADES:
Levante pontos fortes e fracos dos alunos , trace objetivos, crie intervenções
e monitore semanalmente
PORTFOLIO
INDIVIDUAL:
Levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências
PORTFOLIO
DO PROFESSOR:
Levante os seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança
pessoal com metas, estratégias e tarefas a realizar.
Esses
10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro
Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado não
apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima, de relacionamento , de valores,
de novas e maiores possibilidades.
Agora
você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano
só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os
resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça
fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno
conquistará asas.
Lembre-se:
mudar o comportamento dos alunos, começa com um Planejamento Escolar que
contemple esses 10 ítens.
Compartilhe
seus comentários no blog enviando suas idéias para cada um dos itens
acima.
Roseli Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário