As crianças e jovens, ficam muito
apreensivos no retorno das aulas, pois há um sem número de situações que
terão que enfrentar, é um misto de expectativas boas e ao mesmo tempo
um medo do desconhecido, afinal são novos Professores, novos amigos,
nova escola, como serão recebidos? Será que vão gostar ? Inquietações
estas que o Professor deve estar atento na volta às aulas.
Por isso, nem pense em já ir entrando na
sala de aula enchendo o quadro negro de tarefas, pedindo trabalhos,
marcando provas, cobrando isso, cobrando aquilo, enfim, você já será
vista como a “ chata da hora” .
Lembre-se, as crianças e jovens,
precisam inicialmente de um certo espaço para se expressarem,
interagirem, conhecerem o “ novo território”, conhecer você, os novos
amigos, a nova escola. Afinal, eles ficaram praticamente quase dois
meses de férias, fazendo um sem número de coisas e agora querem
compartilhar, precisam disso. Então use esta necessidade de compartilhar
ao seu favor, aproveitando para fazer com que todos possam se conhecer
melhor e já criar laços de amizade.
Aqui vão algumas dicas simples, separadas por estágios:
- Educação Infantil:
Crianças pequenas choram no primeiro dia
de aula, porém o período de adaptação pode durar até uma semana. A mãe
fica apreensiva e quer entrar junto, ou muitas vezes acaba levando a
criança embora e no dia seguinte a criança chora para não ir para a
escola e a mãe cede não levando. Isso faz com que a criança demore muito
mais a se ambientar. Para evitar que esse período se alongue além do
necessário, é preciso que a Professora e os funcionários de Apoio
estejam devidamente orientados a entreter as crianças com muitos jogos e
brincadeiras coletivas, afinal nenhuma criança resiste a hora de
brincar.
Caso a mãe entre na sala de aula no
primeiro dia, deixe-a instruída a incentivar a criança a brincar com os
coleguinhas, jamais deixá-la todo o tempo no colo pois isso a impede de
interagir mais livremente com os novos amigos e com os brinquedos, e a
levar a criança para a escola TODOS os dias.
- Educação Fundamental
Tanto no Fundamental I quanto no
Fundamental II as crianças e jovens esperam que os amigos venham
chamá-la para brincar ou conversar. Os mais “ descolados” tomam a
iniciativa até porque já conhecem quase todo mundo, porém aqueles alunos
que vieram de outras escolas sentem-se deslocados, apreensivos e
inseguros de abordar esse monte de “estranhos”.
Ao Professor cabe a tarefa de criar
várias atividades, sempre coletivas, em forma de gincanas, desafios,
jogos, brincadeiras, para quebrar o gelo do grupo.
Outro modo muito eficaz é selecionar
dois alunos, para serem os guias desses novos alunos dentro do ambiente
escolar, ficando assim incumbidos de mostrar onde é a cantina, os
banheiros, o laboratório, enfim todas as dependências da escola, além de
ajudar a enturmá-lo no grupo. Assim, cada dois alunos antigos ficam
incumbidos de um aluno novo durante um dia, depois faz-se o revezamento
passando esse aluno novo, para outra dupla de alunos antigos, até que
os alunos novos tenham ficado com todos os alunos antigos.
- Ensino Médio
Já no Ensino Médio os alunos nesta fase
precisam passar a mensagem de “força moral ”, e “ independência” para o
grupo então aqui será preciso que o Professor use de sensibilidade e
sutileza para integrar os alunos novos, pois há uma grande resistência
em não permitir “gente estranha” no grupo.
Para quebrar esse “ iceberg” levante em
um bate papo, ou crie uma atividade em forma de brincadeira, onde cada
um tenha que falar das coisas que mais gostam de fazer, assim você terá
muitas informações rapidamente para criar um projeto coletivo onde todos
tenham que participar e apresentar antes da aula terminar. Exemplo:
criar uma música, fazer uma imitação, criar um traje engraçado, fazer
uma performance em grupo.
Você também pode utilizar a estratégia citada acima de usar os alunos antigos como guias para ajudar a enturmar os alunos novos.
- EJA (Educação de Jovens e Adultos)
O público de EJA, tem suas
peculiaridades, pois já é um público adulto, que trabalha, muitos já são
casados, tem filhos, família para alimentar e contas para pagar,
geralmente reservam o período noturno para estudar, pois trabalham
durante o dia. Assim, a abordagem de interação precisa levar isso em
conta. Por isso investigue em um bate papo, ou por meio de uma
atividade de quebra gelo, para que esses alunos falem mais sobre sua
história, seus sonhos, e suas dificuldades enfrentadas no dia a dia.
Desse modo todos acabam se “vendo” nas estórias do outro e isso
possibilita a criação de um elo de camaradagem, amizade e cumplicidade.
Outra estratégia é, o grupo criar um
portfólio sobre os sonhos e projetos de vida que almejam alcançar, e
juntos discutirem como isso pode ser atingido. Ao realizar esta
atividade todos começam a se sentir participantes do sonho do colega e
isso os une muito, pois acabam compartilhando ao longo do ano todas as
vitórias conquistadas.
Todos esses cuidados e esse olhar
sensível no momento de planejar as atividades de integração, mostra aos
alunos o tipo de Professor que você é. E isso é também um exercício
para que você também seja integrado ao grupo.
Como os alunos verão o Professor durante
todo ano, e talvez durante toda a vida, vai depender muito do tipo de
abordagem que você terá nessas primeiras semanas de aula.
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