quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Construindo Mapas

Justificativa:
 Todo espaço encontra-se integrado em espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sociais, naturais, econômicas etc. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração.
Objetivos:
*Observar e conhecer as coisas encontradas no caminho da escola;
*Reconhecer o bairro onde a escola está inserida através da leitura de planta;

Público a ser envolvido:
Séries iniciais do Ensino Fundamental, professores e a comunidade.

Mídias e recursos a serem utilizados:
Planta do prédio da escola, planta do bairro, textos de orientações, mapa altimétrico do município, imagens da região, papel A4, lápis colorido, material de pintura, barbante, borracha e régua.

Atores e papéis que deverão desempenhar:
O professor será o mediador do conhecimento. Iniciando as atividades com a discussão do espaço vivido, orientando o levantamento das hipóteses pelos alunos, o registro das discussões, passando para atividades prática de manipulação, leitura e interpretação de mapas e plantas, pesquisa de campo, visitando os lugares estudados no mapa, representando-os no papel A4. Faz-se teorização das atividades realizadas, a discussão das hipóteses anteriormente levantadas e procede-se a análise das inferências que os alunos podem fazer na realidade estudada, sobre as questões sociais, econômica e cultural.

Dinâmica de atividade:
Fazer um passeio com as crianças pela escola e em seguida pedir para elas desenharem o trajeto que elas fazem para ir ao banheiro, à quadra, a sala do diretor, etc.
Solicitar que os alunos desenhem o trajeto casa-escola e identifique alguns pontos de referência ( praça, nome de rua, farmácia, supermercado, outros);
Colocar a planta do bairro no mural para as crianças mostre e marque a localização de sua casa e o caminho que faz;
Fazer um passeio pelo bairro onde a escola está situada e observar nomes de ruas, se tem lixo na rua, nomes dos estabelecimentos, as residências, comércios, indústrias, etc.
Fazer um painel com os problemas do bairro citados pelas crianças;
Elaborar os mapas temáticos do bairro;


Período de realização:
Esta atividade levará cinco aulas para ser realizada.

Critérios de Avaliação da atividade:
A avaliação será realizada durante o processo de conhecimento, observando-se a reação dos alunos, as dificuldades e facilidades envolvendo-se no projeto, procurando leva-los a compreensão do objeto de estudo, de forma que ao final da atividade, todos tenham se apropriados do mínimo necessário para atuarem conscientemente na comunidade em que vivem. Será analisado e discutido as produções de escritas (textos e desenhos), afixados no mural da sala de aula.

Edney S. de Oliveira

 
Referências:
ALMEIDA, R.D. & PASSINI, E.Y. (1994) O espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Ed. Contexto.

CORRÊA, S. M. M. (1999) Cartobrincando: Estudo das noções básicas sobre cartografia através de jogos. Revista do Professor, Porto Alegre, 155 (57): 25-30, jan/mar.1999.

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