segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PROJETO RÁDIO ESCOLA

APRESENTAÇÃO:
O projeto Rádio na Escola  proporciona aos seus educandos mais uma oportunidade de aprender a lidar com o conhecimento e a tecnologia que o mundo moderno exige para a plena formação de um ser humano educado, e capaz de lidar com os desafios que o mundo moderno exige.
A rádio – escola foi pensada e está sendo projetada pela equipe escolar como metodologia moderna de aprendizagem.
Objetivos
Assegurar às crianças e adolescentes o direito de serem protagonistas na leitura e produção crítica de mídias na escola, visando o desenvolvimento de sua consciência cidadã e comunitária, bem como o aprimoramento de suas habilidades e competências comunicativas.
Assegurar a participação social de crianças e adolescentes na gestão escolar. Criar alternativas de motivação para instigar os estudantes o gosto por estar na escola, enfrentar o problema da disciplina escolar e proporcionar formas diferenciadas de aprendizagem;
Justificativa
Considerando o momento social e as dificuldades conseqüentes no espaço escolar (alunos desmotivados, aumento do consumo de drogas e da violência, evasão escolar, etc.), é importante que a Escola busque o envolvimento dos alunos com atividades diferenciadas que os desafie a superar os limites impostos pelo desnível social existente no nosso país. Para isso a escola precisa encontrar formas de superação que eleve a auto-estima e crie mecanismos para facilitar a aprendizagem e ainda proporcionar o surgimento de lideranças positivas e produtoras.
O rádio está presente em nossa cultura há muito tempo e o hábito de ouvir o rádio tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, a construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro e a de se expressar.
Além disso, o programa de rádio aproxima a pessoa do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a língua .
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade dos educandos com o rádio e a ampliação de seu repertório. Isso será possível por meio do contato regular dos mesmos com programas de cunho educativo facilitando sua participação em situações diversas de comunicação. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço
para isso.
Sendo assim a Escola Aurelina Lopes de Oliveira está buscando neste Projeto, construir espaços alternativos na escola e na comunidade que viabilizem ações de superação no cotidiano escolar.






Regulamentação
Em cada escola será instituído um Comitê de Educomunicação composto por representantes de alunos, do grêmio estudantil, pais, professores, coordenadores, diretores e líderes comunitários;
As competências do Comitê estão explícitas em Estatuto próprio que deverá ser lavrado em livro de ata;
O Comitê é formado de (X) membros, compondo:
 Diretoria Técnica;
 Departamento Rádio-Escola;
 Departamento Fanzine;
 Comissão de Acompanhamento
Departamento Rádio-Escola
 O Departamento Rádio – Escola (DRE) é composto por alunos Educomunicadores a quem compete desenvolver atividades midiáticas fazendo uso de equipamentos áudio fônicos.
O DRE é composto por:
I- Comissão de Reportagem;
II- Comissão de Programação.
 A Comissão de Reportagem é composta por (X) alunos, a quem compete:
 I – coletar notícias e informações sobre assuntos pré-determinados pelo Comitê e prepará-las para a programação;
II – redigir e revisar notícias;
III -  organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo redatorial;
IV-  registrar fotograficamente fatos ou assuntos de interesse.
A Comissão de Programação é composta por (Y) alunos, a quem compete:
I – difundir oralmente acontecimentos, fatos, entrevistas ou quaisquer outras formas de divulgação de notícias e/ou conhecimentos.
II –  garantir o respeito às diferentes opiniões levadas ao ar;
III – desempenhar seu trabalho com ética e responsabilidade social;
IV – primar pela imparcialidade da Rádio – Escola em notícias polêmicas.
Do Departamento Fanzine
O Departamento de Fanzine (DF) é composto por alunos (Y) alunos Educomunicadores a quem compete desenvolver atividades midiáticas fazendo uso do código escrito, através de fanzine escolar.
O DF é composto por:
I- Comissão de Redação;
II- Comissão de Edição.
A Comissão de Redação compete:
I – coletar notícias e informações sobre assuntos pré-determinados pelo Comitê e prepará-las para a redação;
II - dirimir editoriais, crônicas e comentários;
III – organizar roteiros de trabalhos para entrevistas, pesquisas e campanhas solidárias;
Parágrafo único: cabe a Comissão de Edição abrir espaço no Fanzine para exposição de trabalhos artísticos e textos diversos produzidos por alunos.
A Comissão de Edição compete:
I – planejar e executar a distribuição gráfica de textos e imagens de caráter jornalístico para fins de publicação.
II - buscar patrocínios junto aos órgãos públicos e/ou privados para custeio do fanzine.
III - distribuir na escola, na comunidade e demais espaços públicos o Fanzine da Escola

Metodologia
1º passo
Eleger um Comitê de profissionais que trabalharão no projeto;
Redação do Projeto pela Equipe Escolar;
Buscar parceirias que apóiem as ações a serem desenvolvidas
(rádio local, empresas e secretaria Municipal de educação).
Divulgar o Projeto na escola e na comunidade;
Buscar pessoas com experiência nessa área para orientar a
instalação, coordenação, etc.
Fazer um levantamento sobre os materiais necessários para
implantar a rádio escola;
2º passo
Conhecer a realidade do Colégio e das instituições interessadas
em participar do Projeto;
Definir o local de instalação dos equipamentos radiofônicos;
Definir, em conjunto, os objetivos e ações voltados para as necessidades pedagógicas;
Fazer uma camapanha para aquisição dos recursos financeiros e
tecnológicos necessários para iniciar o projeto;
Iniciar o processo de inscrição e seleção dos voluntários e definir qual será seu papel no Projeto;
Fazer uma seleção de alunos para colaborar no Projeto;
Montar um cronograma de trabalho com a definição das ações culturais e educacionais e do número de participantes pode facilitar o início das atividades.
3º passo
Solicitar de pessoas especializadas na área radiofônica uma palestra a ser proferida na comunidade para que a equipe do projeto implemente ações culturais e educacionais com o uso da rádio;
Organizar para todas as turmas uma aula no laboratório de informática, acessando a rádio Escola no site do MEC.
Realizar pequenas gravações para todos compreendam o sistema;
Iniciar a parte prática, estabelecimento de um cronograma em que se definem as ações culturais e educacionais e os papéis de todas as pessoas que articipariam do projeto para que todos possam partilhar dessas informações e estreitar os laços, diretores, coordenadores e as equipes.

Funcionamento
O funcionamento da rádio será apenas no intervalo das aulas, 10 minutos de duração.


Desenvolvimento das atividades
Reunião com a Direção, Equipe Pedagógica e Professores para ouvir opiniões e montar o Projeto de instalação da rádio Escola;
Renião com o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais para ouvir opiniões, apresentar opiniões da Direção e dos Professores e apresentar o esboço do Projeto;
Convidar a comunidade a participar;
Deteminar um grupo de voluntários para responsabilizar-se pelo
início às atividades;
Marcar dia e hora para a reunião da equipe responsavel pela
programação;
Solicitar a colaboração dos Professores de Língua Portuguesa para a escrita dos programas que poderão ser escritos durante as aulas e gravados no horário das reuniões da equipe;
Orientar a equipe de programação para solicitar a parceria dos representantes de sala na montagem da programação.
Cada sala deverá organizar um pequeno grupo ficará responsável pelos programas de uma semana. Os alunos escolherão os temas a serem discutidos, levantarão as entrevistas, escolherão as músicas, as vinhetas e o nome do programa;
Os programas serão organizados por escrito, prevendo os tempos e as seqüências, durante as aulas de português;
Cada programa diário terá o tempo de duração de 10 minutos ( 5 minutos para falas e 5 minutos para música);
A gravação dos programas semanais serão determinados pelo comitê e elegerá um professor para a sua coordenação.
Participarão das gravações apenas os alunos e o professor envolvidos com o programa daquela semana;
Os programas irão ao ar sempre durante os intervalos de aula ( recreio) das segundas, terças, quartas e sextas-feiras, em todos os turnos de funcionamento do Colégio.
Os programas ficarão disponíveis na página da escola para serem acessados por outras escolas e demais pessoas interessadas.
Recursos necessários:
microfone
retransmissor de programação
Um professor coordenador
2 caixas de som de alta potência
01 computador e uma impressora
Internet

Implementação
Acompanhamento:
   A fiscalização das ações é de responsabilidade da Comissão de Acompanhamento, assegurada no Estatuto do Comitê de Educomunicação, a qual é composta por:
Pais;
Líderes comunitários;
Coordenação Escolar;
Resultados Esperados
Desenvolvimento da expressão oral;
Desenvolvimento do senso crítico dos alunos;
Maior integração dos alunos com a comunidade;
Percepção da função social da escrita;
Percepção de sua cidadania e seu direito de manifestar suas opiniões;
Consciência da responsabilidade de publicar notícia com uma conduta ética;
Perspectivas
Ampliar a metodologia da educomunicação em todas as escolas;
Toda escola ser um foco de produção de mídias, tendo como produto seu fanzine escolar;
Garantir a auto-sustentação do Projeto por parte da escola, articulando comércio, entidades e outros patrocinadores;
Firmar parceria com rádios comunitárias locais para veiculação das produções dos alunos das rádios-escola;
Certificar 17 educomunicadores efetivos em Pós-Graduação através do Programa Mídias na Educação do MEC;
Tornar Projeto Educomunicação uma política pública municipal, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

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