domingo, 20 de fevereiro de 2011

WEB 2.0 NA ESCOLA E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


WEB 2.0 NA ESCOLA E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
No Brasil desde décadas de 60 e 70 vem tendo um grande avanço na aplicação da tecnologia à educação, porém o avanço maior ocorreu na década de 90 à adoção da televisão, vídeo e computadores na escola pública. Apesar de ainda não ser a realidade de todas as instituições escolares, estas ferramentas muito tem ajudado o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos principalmente a partir de 2004, com o surgimento da Web 2.0.

A Web 2.0 contribui com a nova fase de convergência e integração das mídias, pois tem um grande potencial facilitando o desenvolvimento das ferramentas sendo subsídios para uma nova maneira de pensar e aprender globalizada e integrada.

Vale frisar que a Web é considerada o ambiente multimídia e de serviços mais dinâmicos no uso da internet, possibilitando que novas perspectivas se tornem presentes no processo de ensino e aprendizagem com substancial valor agregado. A utilização pedagógica desta ferramenta pode motivar o discente a participar de atividades tecendo um elo entre toda a cadeia produtiva do conhecimento.

A nova Web deixa de ser um simples espaço onde se disponibiliza conteúdos para se transformar em um local interativo, onde as pessoas podem expor seus pensamentos, trocar experiências tornando mais ágeis e acessíveis o conhecimento e a informação. Desta forma, a autoria está focada na criação e recriação de conteúdos e não apenas na navegação, o processamento e o armazenamento das informações on-line migram dos computadores pessoais para servidores remotos acessados via internet e as informações são compartilhadas na rede e abertas para acesso público.

O processo pelo qual a Web passou permite que os alunos pesquisem, compartilhem informações, publiquem documentações, fotos e outras imagens, desenvolvam trabalhos em autoria colaborativa de enciclopédias junto com voluntários de todas as partes do mundo, tenha contato profissional e trate de assuntos da carreira. Somente é possível toda esta interatividade devido as interfaces disponíveis na Web 2.0, sedo que as mais utilizadas são: Orkut, Face book, Blog, Wiki, You Tube, Wikipedia e Linkedin.

É preciso salientar que a Web 2.0 não deve ser usada pelos usuários de forma tradicional, passiva, apenas navegando através dos conteúdos, mas a concepção da nova Web é que deve ser utilizada de forma criativa, criando e disponibilizando conteúdos e este é um desafio para as escolas.

Não pudemos negar que a tecnologia educacional é uma realidade nas escolas, porém faz-se necessário criar novas atitudes docentes, como a adoção de metodologias que permitam a participação ativa do aluno no processo educativo. A Web 2.0 enriquece a prática pedagógica, mas não falam por si só. O professor é responsável por essa incorporação. A ele cabe reconsiderar o trabalho docente, dominando as tecnologias e assumindo as decisões quanto ao processo de ensino aprendizagem que possibilitem a colaboração e interação.

Quando a escola perceber que a Web 2.0 é mais do que uma simples fonte de informação, vislumbrando a mesma como uma plataforma de aplicações e de colaboração descentralizada, que ajuda formar cidadãos para sua era, a era da informação, possibilita a mão dupla da comunicação, que potencializa as situações de ensino/aprendizagem, e que deixou de ser apenas disponibilizadora de informações, e que uma das suas tarefas é conscientizar o discente sobre o bom uso das redes sociais terá mais chances de alcançar seus objetivos.

As possibilidades de interação, colaboração, coautoria e formação de redes sociais geram novas possibilidades a serem exploradas. As interações sociais mais conhecidas, que ocorrem na Internet, são os Weblogs, Fotologs e as comunidades virtuais de relacionamento. As redes nunca estão paradas no tempo e no espaço elas estão sempre em transformação e todas essas ferramentas já foram socializadas, tanto que hoje já podemos falar em “software social”, também são considerados sistemas abertos, em contínua reconstrução individual e coletiva, por meio de relações entre pessoas e grupos, e se constituem pelo sentimento de identidades e de pertencimento.

Em fim, o educador precisa promover a compreensão do conceito da Web 2.0 e sua importância, proporcionando uma aprendizagem significativa em educação digital por meio de vivências de práticas pedagógicas colaborativas no contexto Web 2.0, deixando de ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos, passando a ser o facilitador, aquele que estimula nos alunos a cultura de divulgar e debater idéias e que não apenas ensina, mas também aprende.
Edney S. de Oliveira

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