quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Utilização do livro didático

Sou educadora a vinte e um anos e muito utilizei os livros didáticos na sala de aula, porém sempre tive a preocupação de está escolhendo as atividades dos livros que estejam dentro da realidade dos meus alunos, e também aqueles conteúdos que podem aprimorar a aprendizagem dos educandos. Por isso, nunca fiz do livro didático a única fonte de estudo para mim nem para meus alunos, entretanto ressalto que, o mesmo é um recurso didático primordial utilizado por professores e alunos, porém friso, ele precisa conter procedimentos, informações e conceitos referentes às áreas de conhecimento a que se vinculam e ser apropriados à situação didático-pedagógica, contribuindo para a construção da ética necessária ao convívio social democrático.
Infelizmente muitas vezes, não é isso o que ocorre. Alguns desses livros são autoritários, contendo exercícios com respostas padronizadas, conceitos não discutíveis, não permitindo debates entre alunos e professores, contendo várias ilustrações que desviam a atenção do seu conteúdo, não possuindo métodos adequados para expor a matéria, diluindo fontes de conhecimentos, simplificando-as para melhor compreensão do aluno e reforçando a aprendizagem centrada na memorização. Mas afirmar que o livro didático deve ser retirado do alcance do professor para que mudanças na educação aconteçam é no mínimo um absurdo, pois o educador deve saber escolher no livro aquilo que pode aprimorar os conhecimentos. Se o professor não tiver senso crítico sobre o que ele usa, com certeza qualquer ferramenta de informações será insuficiente para desenvolver uma educação de qualidade.
Atualmente os livros didáticos têm melhorado muito, hoje, tem o papel de transferir conhecimentos orais à linguagem escrita, e de ser um instrumento pedagógico possibilitando o processo de intelectualização e contribuindo para a formação social e política do indivíduo, informando, instruindo, divertindo e preparando o aluno para ser cidadão e para permitir sua valorização crítica.
E necessário frisar, o professor deve ter o livro didático como uma ferramenta que complementa seus conhecimentos, aumentando sua cultura e sendo um instrumento de atualização, pois constantemente são introduzidos novos dados, possibilitando acompanhar a evolução das idéias e dos conceitos. Mas, o mesmo não deve ser a única fonte e meio de informação de que o professor dispõe. Assim, os conteúdos e métodos adotados por ele seguem a mesma linha que os propostos pelo livro. Um dos fatores que pode ocorrer é a falta de preparo dos professores por não possuírem, muitos deles, formação continuada ou pela praticidade do livro didático, ou seja, por já trazer tudo pronto, o aluno apenas precisa abri-lo na página indicada e resolver os exercícios.
Enfim, o professor deve está sempre se capacitando para aprender escolher conteúdos e textos que possam realmente ser significantes para a vivência do aluno fora dos muros da escola.
Edney S. de Oliveira

Um comentário:

  1. sua sugestão e genial,os livros didáticos são simplesmente um suporte para encorajarmos nossos conhecimentos fazendo assim um paralelo e adapitando de acordo a realidade do aluno.NICY

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