domingo, 27 de março de 2011

ciências

O ensino na área de Ciências permite que, por meio de atividades práticas, a criança vivencie o processo de reconstrução do conhecimento e elabore um pensamento científico criado e sistematizado por meio de um processo investigativo.
A proposta metodológica para o ensino de ciências nas séries iniciais deve acreditar no potencial criador da criança e na sua capacidade de apreensão do conhecimento de uma forma prática  e vivenciada.
Por meio dessa metodologia, o aluno tem a possibilidade de estruturar seus conceitos. No momento em que o aluno começar a elaborar seus conceitos sobre experiências vividas, é função de o professor fornecer-lhe os subsídios teóricos que lhe permitam entender e compreender o fenômeno de uma forma mais simples.
A atividade educativa pode ser desenvolvida em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. As especificidades de cada um deles são as seguintes:
Problematização inicial: são apresentadas questões e/ou situações para discussão com os alunos. Sua função, mais do que simples motivação para se introduzir um conteúdo específico, é fazer a ligação desse conteúdo com as situações reais que os alunos conhecem e presenciam para os quais provavelmente eles não dispõem de conhecimento científico suficientes para interpretar total e corretamente. A problematização poderá ocorrer pelo menos em dois sentidos. De um lado, pode ser que o aluno já tenha noções sobre as questões apresentadas, fruto da sua aprendizagem anterior, na escola ou fora dela. “Suas noções poderão estar ou não de acordo com as teorias e as explicações das Ciências, caracterizando o que se tem chamado de ‘concepções alternativas” ou “conceitos intuitivos” dos alunos. A discussão problematizada poderá permitir que o aluno sinta necessidade de adquerir outros conhecimentos que não detém.
Organização do conhecimento: neste momento, o conhecimento em Ciências Naturais necessários para a compreensão do tema e da problematização inicial será sistematicamente estudado sob orientação do professor. Serão desenvolvidas definições, conceitos, relações. O conteúdo é programado e preparado em termos para que o aluno aprenda.

Aplicação do conhecimento: destina-se, sobretudo, a abordar sistematicamente o conhecimento que vem sendo incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram o seu estudo, como outras situações que não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, mas que são explicadas pelo mesmo conhecimento.

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