O número é uma estrutura mental construída pela criança a partir da capacidade natural de pensar. Por isso, ao entrar na escola, a criança, por meios das suas experiências cotidianas, já conhece alguns números, trazem na memória seqüências numéricas, o que não significa, no entanto, que tenha construído o conceito de número.
Entendemos que a construção do conceito de número envolve o desenvolvimento prévio de processos cognitivos, que poderão ser conquistados com atividades de classificação e seriação. Após ter trabalhado atividades de classificação e seriação, passaremos a realizar atividades com o material dourado para introduzir o sistema de numeração decimal.
Trabalharemos com jogos, pois os mesmos são atividades trabalhadas em grupo, e envolve regras. Essas regras permitem que haja uma interação social entre os sujeitos, possibilitando a tomada de decisões conjuntas, as quais são essenciais ao desenvolvimento da autonomia.
Apresentaremos problemas de lógica com a finalidade de desenvolver o gosto pela resolução de problemas, a capacidade de interpretação de dados e situações, bem como o raciocínio lógico estrutural.
Ressaltamos que a geometria é trabalhada na escola, pois, a mesma é estuda as propriedades dos objetos e de suas transformações. Tal estudo se inicia com as crianças a partir da exploração do mundo que as cerca. Primeiramente, pela manipulação dos objetos – por meios dos sentidos e, posteriormente, pela razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário