domingo, 27 de março de 2011

História e geografia

História

O educador pode definir o referencial sóciopolítico, historicamente correto de acordo com momento que ele atravessa. Partindo daí, a proposição se torna diferente das outras, pois as práticas do dia-a-dia de professores e alunos os ajudam a construir coletivamente, inserindo-os no contexto sociocultural.
Nesse contexto escolar, com o compromisso pela construção de uma sociedade livre, participativa, democrática, justa, solidária e fraterna, queremos propor atividades escolares que busquem caminhos de superação e transformação das práticas vigentes nas escolas.
Uma das possíveis propostas é a metodologia dos projetos.
A metodologia de projetos pedagógicos é importante porque contextualiza o conteúdo a partir do momento em que é possível o estudo de temas importantes, no horizonte político pedagógico da comunidade e desperta o interesse dos alunos e trabalha a interdisciplinaridade.
  Tratando-se da interdisciplinaridade como “atitude”, é necessário que, ao trabalhar essa metodologia, o professor esteja munido de um espírito epistemológico, bem amplo, para que possa perceber as relações de uma disciplina com as demais que estão sendo trabalhadas de forma interdisciplinar.
São muito interessantes as ligações entre história, Geografia, Ciências naturais, artes, Português quando, em um conteúdo, utilizam atividades úteis na construção de conceitos históricos, científicos e geográficos. Criando e estudando o mundo em que vive dessa forma interdisciplinar, evidentemente, o homem terá mais oportunidade de modificá-lo à medida que conhecê-lo como um “todo”.
Geografia
Estando as criança, desde sua concepção, imersas no mundo social e natural, torna-se importante que as relações homem/sociedade/natureza, vividas pelas crianças, sejam estudadas por elas desde suas primeiras experiências na escola.
A construção do conhecimento em geografia deve partir do levantamento do que os alunos já sabem sobre determinado assunto e o estudo por meio da realização de pesquisas sempre mediadas pelo professor.
A “geografia do aluno” é o ponto de partida para a ampliação dos conhecimentos geográficos e a superação do senso comum por meio da construção de conceitos científicos, para isso, é importante a seleção de conceitos básicos na Geografia que permitam ao aluno a extrapolação do que aprendeu na escola, a busca de novos conhecimentos por si próprio e a relação desses conhecimentos com a sua vivência sócio espacial
O professor pode utilizar vários recursos como fotografias, mapas, filmes, livros de literatura infantil ou paradidáticos, teatro de fantoches, construção de maquetes, desenhos de espaços vividos. Entre os principais recursos a serem utilizados no estudo de geografia estão os trabalhos de campo, pois os mesmos proporcionam a observação in loco das paisagens, o que facilita a compreensão dos alunos.
O professor também deve confeccionar um material específico para uso dos alunos, detalhando as atividades que deverão realizar durante o trabalho contextualizando com a cultura da região.

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