sexta-feira, 25 de março de 2011

Habilidades e competências da língua portuguesa 1º e 2º ano

Competência
Familiaridades com livros e materiais impressos
Habilidades
Identificar principais características de livros impressos variados, a saber: disposição, capa, contracapa, autor, título, ilustração, palavra, índice, página, texto.
Discriminar palavra do objeto representado na ilustração.
Acompanhar com os olhos a leitura feita pelo professor.
Identificar pelo menos uma característica dos gêneros mais atuais.
Competência
Desenvolvimento oral: meta-linguagem e linguagem da escola
Habilidades
Demonstrar que compreende e sabe seguir comandos e instruções verbais usuais nas situações escolares.
Usar termos adequados para referir-se aos livros e suas características.
Usar vocabulário e sintaxe adequada para se expressar nas diversas situações da vida.
Competência
Consciência Fonológica
Habilidades
Identificar sons produzidos por diferentes objetos.
Identificar e produzir sons.
Repetir trava-línguas e parlendas.
Competência
Consciência Fonêmica
Habilidades
Identifica discriminar e produzir os trinta e um fonemas da língua portuguesa.
Associar fonemas e grafemas.
Identificar os sons e diferentes lugares da palavra.
Competência
Princípio alfabético
Habilidades
Identificar os nomes das letras.
Identificar mudanças na pronúncia em função da mudança da posição da letra.
Competência
Decodificação
Habilidades
Identificar automaticamente palavras que o aluno sabe decodificar.
Ler com autonomia e compreender o sentido de textos compostos por palavras que o aluno sabe decodificar.
Usar técnica de análise e síntese de fonemas para pronunciar (decodificar) uma palavra escrita.
Competência
Fluência
Habilidades
Ler com fluência progressivamente melhor textos simples, compostos por palavras que o aluno sabe decodificar.
Usar entonação e ritmo adequado.
Ao final do ano ler textos desconhecidos, mas controlados, com fluência e pelo menos 60 palavras por minutos, com compreensão e entonação adequada
Competência
Vocabulário
Habilidades
Compreender e usar adequadamente o vocabulário da escola e o vocabulário próprio para estudar a língua, num contexto sinteticamente adequado às situações da escola e da vida.
Usa técnicas para identificar o sentido de palavras novas a partir de um contexto de um texto desconhecido.
Usar conhecimento sobre o gênero textual para identificar o sentido de uma nova palavra.
Competência
Compreensão de texto lido pelo adulto
Habilidades
Identificar princípio, meio e fim de diferentes tipos de textos.
Identificar o gênero de um texto a partir de suas características.
Identificar o propósito do autor e da mensagem do texto.
Modificar o início, final, estrutura e sequência de um texto e analisar implicações.
Competência
ESCRITA Nível da letra
Habilidades
Escrever usando letras cursivas emendadas maiúsculas e minúsculas.
Escrever com legibilidade e fluência progressivamente maiores.
Competência
Nível da palavra
Habilidades
Escrever de forma ortograficamente correta as palavras aprendidas e mais usuais.
Reconhecer e empregar maiúsculas, acentos e cedilhas.
Fazer ditado de palavras em tempo progressivamente menor.
Competência
Nível da frase
Habilidades
Avaliar se uma frase possui estrutura sintática correta.
Utilizar pontuação adequada.
Conhecer e usar corretamente os termos da frase.
Competência
Nível do texto
Habilidades
Ordenar e classificar idéias.
Decidir sobre o uso adequado de um gênero, dado um objeto e vice-versa.
Elaborar oralmente texto seguindo instruções.
Professor João Batista de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário