segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pronomes



1.     Troque a palavra destacada por uma do quadro: 
ele - elas - nós - eles
a) Júlio não quer mais um irmão menor. __________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  ___________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________
d) As meninas vieram ver o bebê. _______________________________
2. Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a) ___________________ vão se comportar melhor.
b) ___________________ jogamos todo o campeonato.
c) ___________________ vieste saber da mudança?
d) ___________________ não quero brincar com vocês.

3. Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a) Ela é minha amiga. _____________________________________
b) Eu estudo na parte da manhã. ___________________________
c)Ele esqueceu a caneta na escola.  _________________________
4. Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:

Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.
a) Nós queremos muitos irmãos. ______________________________
b) Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ____________
c) Vós quereis brincar conosco? ____________________________________
d)Tu vais comigo ao cinema hoje?  _________________________________

5. Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a) Ana e Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema.
b) Papai chegou atrasado. ___________________ perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. ___________________ são pretas.
d) Aquela mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos.
6. Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós
Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.
a) A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete.
b) Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados.
c) Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.
d) Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola.
e) Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos  à escola.
f) Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de barata.
7. Associe:
( a ) nós               ( b ) eles               ( c ) elas
(    ) eu + ele     (    ) eu + ela     (    ) eu + tu          (    ) eu + eles ou elas
(    ) ele + ele     (    ) ele + ela      (    ) ela + ela

8.Complete as frases com pronomes: Você – senhor – senhorita – senhora
a)  ________________ é meu melhor amigo.
b) A ________________ quer que eu a ajude.
c) O ________________ precisará esperar um pouco.
d) A ________________ quer se casar comigo?

9. Complete com o pronome de tratamento adequado:
a) Vovô, o ________________ virá para a festa?
b) Flávio, ________________ não quer doce? — perguntou a mãe ao menino.
c) Sei que Ana é solteira, por isso a trato por ________________.
d)  ________________________ não vai repousar? — perguntaram à rainha.

10. Substitua os substantivos em destaque pelo pronome pessoal de tratamento adequado. Repare que estamos falando sobre as pessoas (3ª pessoa) e não com elas:
a) O rei não gosta de sair do castelo. ____________________________
b) O Papa  vive no Vaticano em Roma. _________________________
c) O presidente inaugurou a usina ontem. ____________________

11.Complete as frases usando uma das palavras: meu - nossa – teu – sua
a) Nós temos uma linda casa. Ela é  ________________ casa.
b) Ele tem uma bicicleta. É ________________ bicicleta.
c) Eu tenho um bom amigo. É ________________ amigo.
d)Tu tens um grande anel. É ________________ anel.


12.Complete com um pronome possessivo:
a) Nós não sabemos onde está ________________ cachorro.
b) Eu perdi a ________________ caneta nova.
c) Ele está com a ________________ bicicleta?
d) Por que tu não trouxeste as ________________ primas?


13.Troque as palavras destacadas por: dele, dela, delas ou delas:
a) Não quero mais a opinião de Ana. _____________________________
b) Comprei o carro de André.  _____________________________________
c) Luís vai pintar a casa de Lúcia e Pedro. __________________________
d) Nós vamos ao baile de Fernanda e Carla. _____________________

14.Troque o termo destacado pelo pronome possessivo, como no modelo:

É o carro dele. É seu carro.

a) É o lápis dela. É _________________________
b) É a vizinha dele. É  _________________________
c) São as coisas dele. São _______________________

15.Circule os pronomes pessoais:
a) Eu e Luís vamos visitar você.
b) Ele só quer saber de brincar.
c) A senhorita vai ao passeio que eles planejaram?

16. Complete com um pronome possessivo adequado:
a)     Ganhei esses brinquedos de vovô, eles são _______________.
b)    Rui, pegue as balas. Agora elas são _______________.
c)     Ana, não mexa nas bolas dos meninos. Elas não são _______________ bolas.

17.Complete as frases com um pronome pessoal de tratamento:
a)     Papai, o _______________ não quer sentar-se?
b)    _______________ não é mais meu amigo.
c)     Estamos falando com _______________________, o rei da Espanha.
d)    Estamos falando sobre ______________________, o Papa.

18.           Passe as frases para o plural e pinte os pronomes:
a)     Meu irmão é meu melhor amigo. _____________________
b)    Você não pode fazer caretas para ela. __________________
c)     Por favor, senhor, sente-se. ____________________________
d)    Eu não poderei chegar a sua casa a tempo.____________________

Na Casa dos Pronomes

http://1.bp.blogspot.com/-FFp6jOKmd0E/T6XHkT_kAyI/AAAAAAAAJyo/C5n8xTOi8hE/s400/casa+dos+pronomes.jpg







— Chega de adjetivos — gritou a menina. — Eu não sei por que
tenho grande simpatia pelos pronomes e queria visitá-los já.
— Muito fácil — respondeu o rinoceronte. — Eles moram naquelas casinhas ali em frente. A primeira, menor, é a dos pronomes pessoais.
E todos se dirigiam para casa dos pronomes pessoais, enquanto Quindim ia explicando que os pronomes são palavras que também não possuem pernas e se movimentam amarradas aos verbos.
Emília bateu na porta — toque, toque, toque. Veio abrir o pronome eu.
— Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
— E os seus companheiros, os outros pronomes pessoais? — perguntou Emília.
— Estão lá dentro jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os pronomes tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas. Esses figurões eram servidos pelos pronomes oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o o os, o a, o as, o me, o mim, o comigo, o nos, o conosco, o te, o ti, o contigo, o vos, o convosco, o lhe, o lhes, o se, o si e o consigo.
Dezenove pronomes oblíquos.
— Que luxo de criadagem! — admirou-se Emília.
— Cada pronome tem a seu serviço, vários criadinhos oblíquos.
— E ainda há outros serviçais, os pronomes de tratamento, lá no quintal tomando sol. São eles: fulano, sicrano, você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.

Trecho adaptado de Monteiro Lobato. Emília no país da gramática. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário