1. Troque a
palavra destacada por uma do quadro:
ele - elas - nós - eles
a) Júlio não quer mais um irmão menor.
__________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.
___________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque.
________________________
d) As meninas vieram ver o bebê.
_______________________________
2. Complete
as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a) ___________________
vão se comportar melhor.
b) ___________________ jogamos todo o campeonato.
c) ___________________ vieste saber da
mudança?
d) ___________________
não quero brincar com vocês.
3. Passe as
frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a) Ela é minha
amiga. _____________________________________
b) Eu estudo na
parte da manhã. ___________________________
c)Ele esqueceu a caneta na escola.
_________________________
4.
Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa
gramatical, conforme modelo:
Eu quero
morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.
a) Nós queremos
muitos irmãos. ______________________________
b) Eu e tu vamos
conversar com eles sobre o assunto. ____________
c) Vós quereis
brincar conosco? ____________________________________
d)Tu vais comigo ao cinema hoje?
_________________________________
5. Substitua
os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a) Ana e
Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema.
b) Papai chegou atrasado. ___________________
perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. ___________________
são pretas.
d) Aquela
mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos.
6.
Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós
Paulo foi ao
sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.
a) A
menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________
tomam sorvete.
b) Meus
amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________
estamos atrasados.
c) Eunice é minha
amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.
d) Ricardo joga
bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola.
e) Eu vou à
escola. Tu vais à escola. ___________ vamos à escola.
f) Fátima
tem
medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de
barata.
7. Associe:
(
a )
nós
( b )
eles
( c ) elas
(
) eu + ele ( ) eu +
ela ( ) eu +
tu ( )
eu + eles ou elas
( ) ele + ele
( ) ele + ela
( ) ela + ela
8.Complete as frases com pronomes: Você – senhor –
senhorita – senhora
a) ________________
é meu melhor amigo.
b) A
________________ quer que eu a ajude.
c) O
________________ precisará esperar um pouco.
d) A ________________ quer se casar
comigo?
9. Complete com o pronome de tratamento adequado:
a) Vovô, o ________________ virá para a
festa?
b) Flávio,
________________ não quer doce? — perguntou a mãe ao menino.
c) Sei que
Ana é solteira, por isso a trato por ________________.
d) ________________________
não vai repousar? — perguntaram à rainha.
10. Substitua os substantivos em destaque pelo pronome
pessoal de tratamento adequado. Repare que estamos falando sobre as
pessoas (3ª pessoa) e não com elas:
a) O rei não gosta de sair do castelo.
____________________________
b) O Papa
vive
no Vaticano em Roma. _________________________
c) O
presidente inaugurou a usina ontem.
____________________
11.Complete as frases usando uma das palavras: meu -
nossa – teu – sua
a) Nós temos
uma linda casa. Ela é ________________ casa.
b) Ele tem
uma bicicleta. É ________________ bicicleta.
c) Eu tenho
um bom amigo. É ________________ amigo.
d)Tu tens um grande anel. É
________________ anel.
12.Complete com um pronome possessivo:
a) Nós não
sabemos onde está ________________ cachorro.
b) Eu perdi
a ________________ caneta nova.
c) Ele está
com a ________________ bicicleta?
d) Por que
tu não trouxeste as ________________ primas?
13.Troque as palavras destacadas por: dele, dela,
delas ou delas:
a) Não quero mais a opinião de Ana.
_____________________________
b) Comprei o
carro de André. _____________________________________
c) Luís vai pintar a casa de Lúcia e
Pedro. __________________________
d) Nós vamos ao baile de Fernanda e
Carla. _____________________
14.Troque o termo destacado pelo pronome possessivo, como
no modelo:
É o carro dele. É seu carro.
a) É o lápis
dela. É _________________________
b) É a vizinha dele. É
_________________________
c) São as
coisas dele. São _______________________
15.Circule
os pronomes pessoais:
a) Eu e Luís vamos visitar você.
b) Ele só
quer saber de brincar.
c) A
senhorita vai ao passeio que eles planejaram?
16. Complete
com um pronome possessivo adequado:
a) Ganhei
esses brinquedos de vovô, eles são _______________.
b) Rui,
pegue as balas. Agora elas são _______________.
c) Ana, não
mexa nas bolas dos meninos. Elas não são _______________ bolas.
17.Complete as frases com um pronome pessoal de
tratamento:
a) Papai, o
_______________ não quer sentar-se?
b) _______________
não é mais meu amigo.
c) Estamos
falando com _______________________, o rei da Espanha.
d) Estamos
falando sobre ______________________, o Papa.
18.
Passe
as frases para o plural e pinte os pronomes:
a) Meu irmão
é meu melhor amigo. _____________________
b) Você não
pode fazer caretas para ela. __________________
c) Por
favor, senhor, sente-se. ____________________________
d) Eu não
poderei chegar a sua casa a tempo.____________________
Na Casa dos
Pronomes
— Chega de adjetivos — gritou a menina. — Eu não sei por
que
tenho grande simpatia pelos pronomes e queria visitá-los já.
— Muito fácil — respondeu o rinoceronte. — Eles moram naquelas casinhas ali em frente. A primeira, menor, é a dos pronomes pessoais.
E todos se dirigiam para casa dos pronomes pessoais, enquanto Quindim ia explicando que os pronomes são palavras que também não possuem pernas e se movimentam amarradas aos verbos.
Emília bateu na porta — toque, toque, toque. Veio abrir o pronome eu.
— Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
— E os seus companheiros, os outros pronomes pessoais? — perguntou Emília.
— Estão lá dentro jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os pronomes tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas. Esses figurões eram servidos pelos pronomes oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o o os, o a, o as, o me, o mim, o comigo, o nos, o conosco, o te, o ti, o contigo, o vos, o convosco, o lhe, o lhes, o se, o si e o consigo.
Dezenove pronomes oblíquos.
— Que luxo de criadagem! — admirou-se Emília.
— Cada pronome tem a seu serviço, vários criadinhos oblíquos.
— E ainda há outros serviçais, os pronomes de tratamento, lá no quintal tomando sol. São eles: fulano, sicrano, você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
Trecho adaptado de Monteiro Lobato. Emília no país da gramática. São Paulo: Brasiliense, 1994.
tenho grande simpatia pelos pronomes e queria visitá-los já.
— Muito fácil — respondeu o rinoceronte. — Eles moram naquelas casinhas ali em frente. A primeira, menor, é a dos pronomes pessoais.
E todos se dirigiam para casa dos pronomes pessoais, enquanto Quindim ia explicando que os pronomes são palavras que também não possuem pernas e se movimentam amarradas aos verbos.
Emília bateu na porta — toque, toque, toque. Veio abrir o pronome eu.
— Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
— E os seus companheiros, os outros pronomes pessoais? — perguntou Emília.
— Estão lá dentro jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os pronomes tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas. Esses figurões eram servidos pelos pronomes oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o o os, o a, o as, o me, o mim, o comigo, o nos, o conosco, o te, o ti, o contigo, o vos, o convosco, o lhe, o lhes, o se, o si e o consigo.
Dezenove pronomes oblíquos.
— Que luxo de criadagem! — admirou-se Emília.
— Cada pronome tem a seu serviço, vários criadinhos oblíquos.
— E ainda há outros serviçais, os pronomes de tratamento, lá no quintal tomando sol. São eles: fulano, sicrano, você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
Trecho adaptado de Monteiro Lobato. Emília no país da gramática. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário