Tema:
Biodiversidade
Público
Alvo:
Alunos do 1º, 2º e 3º ano, educadores e
comunidade local.
Período: III
unidade
Diagnóstico:
observamos
que a nossa flora não está sendo conservada.
Título:
Conscientização e Valorização da flora
Problematização: O que pode ser feito para minimizar o
desmatamento em nossa comunidade?
Questões Norteadoras:
O que é flora?
Qual o tipo de
vegetação predominante na nossa região?
Quais os
problemas causados no nosso povoado por causa do desmatamento?
Quais os motivos
que levaram o homem a desmatarem nossa flora?
Por que é
importante conhecer a flora da nossa região?
De que forma
comunicar as pessoas do povoado a importância de combater o desmatamento e
incentivar o reflorestamento?
Justificativa:
Um dos diversos problemas que o Brasil
está enfrentando hoje é o triste desmatamento que ocorre nas florestas que
existem em nosso país. Madeireiras clandestinas abrem enormes clareiras em
nossas florestas, desrespeitando não só o local, mas sim a vida que ali
existem.
O estrago contra a natureza através da
queima de madeira extraída da caatinga é imenso, pois as pessoas cortam árvores
para fazer carvão, e vender a madeira a donos de padarias. Já se constata uma
grande devastação da nossa flora, e se continuar nesse ritmo, em poucos anos
não restará qualquer vestígio da caatinga na região.
Vale ressaltar que, desmatamento é
crime e está previsto na Lei 9.605/98. O infrator flagrado desmatando sem
autorização está sujeito a pesadas multas, podendo inclusive ser preso e ter a
autorização de qualquer atividade naquela área suspensa. A responsabilidade de
cuidar das áreas ambientais vai desde os donos de fazendas e usinas até o poder
público municipal.
Sabe-se
que a escola é o lugar mais adequado para a inserção das práticas educacionais
inerentes a biodiversidade, pois um dos desempenhos mais respeitáveis da escola
é sua força de influência e transformação em relação a conceitos da comunidade
em que está inserida. Nesse contexto e, na temática ambiental, a escola oferece
um impacto expressivo na sociedade, através da sua mais fiel tradução: o
trabalho dos profissionais em educação, em função da abertura de caminhos de difusão
com os alunos, que permitam reflexões sobre o papel destes, como cidadãos em
relação ao meio ambiente. Este é o mister do professor : a responsabilidade de
acordar o aluno para o bom senso de descobrir dentro de si a autoconfiança e
potencialidade para o exercício de sua cidadania, desencadeando posturas e
atuações mediante as dificuldades sócioambientais.
Enfim, urge que seja realizado um
trabalho para conservar o nosso bioma, e a escola por exercer uma função social
pode realizar a ação de mobilização de conscientização de crianças, jovens e
pequenos agricultores da importância de conservar a flora.
Objetivo Geral:
Mobilizar alunos e comunidade local para
a conservação da nossa flora;
Objetivos Específicos:
Conceituar flora;
Identificar o tipo de vegetação predominante na nossa região;
Citar problemas causados pelo desmatamento;
Listar algumas árvores da comunidade que
estão ameaçados de extinção.
Informar a comunidade sobre a
importância de conservar a flora;
ATIVIDADES
PARA SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO
Data prevista
|
Atividades a serem
desenvolvidas durante o projeto
|
|
19/07
|
Solicitar às crianças que expressem suas
idéias sobre a nossa vegetação ( caatinga). Em seguida registrar no quadro os
nomes das plantas da Caatinga e ler com a turma. Representar através de
desenhos no caderno as plantas da caatinga.
|
|
20/07
|
|
Comentar com a
turma sobre as plantas que nascem de mudas e de sementes fazendo uma lista no
quadro e ler. Em seguida contar a história da sementinha e responder a atividade
História da Sementinha p. 01
|
26/07
|
Visita a uma localidade onde houve
desmatamento. Em seguida pesquisar quais são as árvores mais desmatadas em
nosso município e discutir sobre o que podemos fazer para evitar esse
desmatamento. Confeccionar um cartaz com os nomes das árvores e expor na sala
de aula.
|
|
27/07
|
|
Fazer a atividade
da p. 04 As plantas
|
02/08
|
Cantar o texto Uma pequena semente
|
Em seguida fazer o
quebra-cabeça da p. 01 e criar um texto de acordo a figura na coletividade.
|
03/08
|
Confeccionar um painel representando a caatinga antes
da exploração do homem e depois da exploração humana
|
|
09/08
|
|
Escrever no quadro
uma lista de nomes de plantas que purificam o ar, fornece madeira e fornecem
alimentos( plantas da nossa região) e as crianças registram no quadro.
|
10/08
|
|
Responder o caça-palavras da p. 05.
|
16/08
|
|
Completar o texto da atividade Hora do
texto coletivo p. 06
|
17/08
|
Criar uma poesia falando sobre a beleza da Caatinga
|
|
23/08
|
|
Fazer uma pesquisa
de campo para as crinças observarem nossa vegetação e colherem as partes das
plantas. Na sala confeccionar um cartaz com as partes das plantas
|
Explicar para as
crianças como as pessoas trabalham antigamente nas fazendas. Apresentar
gravuras ou filme sobre o trabalho escravo. Ler o texto da p. 70 e 71 do
livro de História
|
24/08
|
|
Responder a
atividade das partes das plantas da p. 06
|
Pedir para as
crianças observarem a gravura da p. 70 do livro de história e escrevam o que
elas estão vendo em grupo.
|
30/08
|
|
Explicar para os
alunos como as plantas se alimentam e de que elas precisam para viver. Em
seguida responder a atividade da p. 04 O solo
|
Pedir as crianças para fazerem uma lista com os nomes
dos alimentos que eles comem e que vem das plantas.
|
31/08
|
|
Convidar uma pessoa idosa, que more próxima da escola,
para dizer a turma os nomes das
plantas que servem de remédios. Registrar no quadro os nomes das plantas e
ler com as crianças. Depois confeccionar um cartaz com os nomes dessas ervas.
|
Ler o texto Os
alimentos de cada dia do livro de História p. 78 e 79. Depois responder a p.
80
|
06/09
|
|
Escrever no quadro
os nomes das 10 plantas que estão no caça-letras e em seguida responder a
atividade da p. 03 caça-letras;
|
Escrever no quadro
os nomes das 10 plantas que estão no caça-letras e em seguida responder a
atividade da p. 03 caça-letras;
|
07/09
|
|
Apresentar gravuras
de plantas da caatinga que mais registem a seca e em seguida criar na
coletividade um texto falando sobre elas
|
Apresentar gravuras
de plantas da caatinga que mais registem a seca e em seguida criar na
coletividade um texto falando sobre elas
|
13/09
|
|
Observar tudo que está ao redor da escola prestando
atenção nas plantas, no solo, água, nos animais, sol, etc. e comentar sobre a
importância de cada coisa da natureza Na sala desenhar tudo que forma o nosso
meio ambiente colocando os nomes.
|
Pedir para os alunos escreverem uma lista de alimentos
vegetais que comemos cozidos.
|
14/09
|
|
Responder a
atividade meio Ambiente p. 05
|
Ler o texto
Cozinhando ao longo do tempo p. 82 83 do livro de história. Em seguida
responder a p. 84
|
20/09
|
|
Criar uma parodia falando sobre como
preservar as plantas.
|
Criar uma parodia falando sobre como
preservar as plantas
|
21/09
|
|
Culminância do projeto
|
Culminância do projeto
|
|
|
|
|
Empreendimento do projeto
Realizar
uma campanha de conservação da flora da comunidade
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do
desenvolvimento registrando no portifólio algumas atividades, através da
observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas
propostas, produções de textos, desenhos e jogos contextualizados.
RESULTADOS
ESPERADOS:
Conscientizar a população de que o progresso
da comunidade pode e deve ocorrer com um planejamento rural que preserve a
flora e o meio, pois esta é a realidade imediata do aluno. Essa conscientização
terá como resultado a qualidade de vida dos educandos e de todos que vivem na
comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SENAR/AR-BA.
– Programa Despertar. Revista Vida e Meio
Ambiente. Ano 2007
LUCCI, Elian Alibi - Geografia Homem e Espaço 1 – São Paulo.
Editora Saraiva, 1999.
INTERNET – Diversos
Parâmetros Curriculares Nacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário