segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Tema: Biodiversidade

Público Alvo: Alunos do 1º, 2º  e 3º ano, educadores e comunidade local.

Período: III unidade

Diagnóstico: observamos que a nossa flora não está sendo conservada.

Título: Conscientização e Valorização da flora

Problematização: O que pode ser feito para minimizar o desmatamento em nossa comunidade?

Questões Norteadoras:

O que é flora?

Qual o tipo de vegetação predominante na nossa região?

Quais os problemas causados no nosso povoado por causa do desmatamento?

Quais os motivos que levaram o homem a desmatarem nossa flora?

Por que é importante conhecer a flora da nossa região?

De que forma comunicar as pessoas do povoado a importância de combater o desmatamento e incentivar o reflorestamento?

Justificativa:

Um dos diversos problemas que o Brasil está enfrentando hoje é o triste desmatamento que ocorre nas florestas que existem em nosso país. Madeireiras clandestinas abrem enormes clareiras em nossas florestas, desrespeitando não só o local, mas sim a vida que ali existem.

O estrago contra a natureza através da queima de madeira extraída da caatinga é imenso, pois as pessoas cortam árvores para fazer carvão, e vender a madeira a donos de padarias. Já se constata uma grande devastação da nossa flora, e se continuar nesse ritmo, em poucos anos não restará qualquer vestígio da caatinga na região.

Vale ressaltar que, desmatamento é crime e está previsto na Lei 9.605/98. O infrator flagrado desmatando sem autorização está sujeito a pesadas multas, podendo inclusive ser preso e ter a autorização de qualquer atividade naquela área suspensa. A responsabilidade de cuidar das áreas ambientais vai desde os donos de fazendas e usinas até o poder público municipal.

Sabe-se que a escola é o lugar mais adequado para a inserção das práticas educacionais inerentes a biodiversidade, pois um dos desempenhos mais respeitáveis da escola é sua força de influência e transformação em relação a conceitos da comunidade em que está inserida. Nesse contexto e, na temática ambiental, a escola oferece um impacto expressivo na sociedade, através da sua mais fiel tradução: o trabalho dos profissionais em educação, em função da abertura de caminhos de difusão com os alunos, que permitam reflexões sobre o papel destes, como cidadãos em relação ao meio ambiente. Este é o mister do professor : a responsabilidade de acordar o aluno para o bom senso de descobrir dentro de si a autoconfiança e potencialidade para o exercício de sua cidadania, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades sócioambientais.

Enfim, urge que seja realizado um trabalho para conservar o nosso bioma, e a escola por exercer uma função social pode realizar a ação de mobilização de conscientização de crianças, jovens e pequenos agricultores da importância de conservar a flora.

Objetivo Geral:

Mobilizar alunos e comunidade local para a conservação da nossa flora;

Objetivos Específicos:

Conceituar flora;

Identificar o tipo de vegetação predominante na nossa região;

Citar problemas causados pelo desmatamento;

Listar algumas árvores da comunidade que estão ameaçados de extinção.

Informar a comunidade sobre a importância de conservar a flora;

ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO

Data prevista
Atividades a serem desenvolvidas durante o projeto
 
19/07
 
Solicitar às crianças que expressem suas idéias sobre a nossa vegetação ( caatinga). Em seguida registrar no quadro os nomes das plantas da Caatinga e ler com a turma. Representar através de desenhos no caderno as plantas da caatinga.
 
 
 
 
20/07
 
 
 
 
Comentar com a turma sobre as plantas que nascem de mudas e de sementes fazendo uma lista no quadro e ler. Em seguida contar a história da sementinha e responder a atividade História da Sementinha p. 01
 
 
26/07
 
Visita a uma localidade onde houve desmatamento. Em seguida pesquisar quais são as árvores mais desmatadas em nosso município e discutir sobre o que podemos fazer para evitar esse desmatamento. Confeccionar um cartaz com os nomes das árvores e expor na sala de aula.
 
27/07
 
 
 
 
Fazer a atividade da p. 04  As plantas
02/08
 
Cantar o texto Uma pequena semente
 
Em seguida fazer o quebra-cabeça da p. 01 e criar um texto de acordo a figura na coletividade.
 
 
03/08
 
 
Confeccionar um painel representando a caatinga antes da exploração do homem e depois da exploração humana
 
 
09/08
 
Escrever no quadro uma lista de nomes de plantas que purificam o ar, fornece madeira e fornecem alimentos( plantas da nossa região) e as crianças registram no quadro.
10/08
 
Responder o caça-palavras da p. 05.
16/08
 
Completar o texto da atividade Hora do texto coletivo p. 06
17/08
Criar uma poesia falando sobre a beleza da Caatinga
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23/08
               
 
Fazer uma pesquisa de campo para as crinças observarem nossa vegetação e colherem as partes das plantas. Na sala confeccionar um cartaz com as partes das plantas
Explicar para as crianças como as pessoas trabalham antigamente nas fazendas. Apresentar gravuras ou filme sobre o trabalho escravo. Ler o texto da p. 70 e 71 do livro de História
24/08
 
 
Responder a atividade das partes das plantas da p. 06
Pedir para as crianças observarem a gravura da p. 70 do livro de história e escrevam o que elas estão vendo em grupo.
30/08
 
 
Explicar para os alunos como as plantas se alimentam e de que elas precisam para viver. Em seguida responder a atividade da p. 04 O solo
Pedir as crianças para fazerem uma lista com os nomes dos alimentos que eles comem e que vem das plantas.
31/08
 
 
Convidar uma pessoa idosa, que more próxima da escola, para dizer  a turma os nomes das plantas que servem de remédios. Registrar no quadro os nomes das plantas e ler com as crianças. Depois confeccionar um cartaz com os nomes dessas ervas.
Ler o texto Os alimentos de cada dia do livro de História p. 78 e 79. Depois responder a p. 80
06/09
 
 
Escrever no quadro os nomes das 10 plantas que estão no caça-letras e em seguida responder a atividade da p. 03 caça-letras;
Escrever no quadro os nomes das 10 plantas que estão no caça-letras e em seguida responder a atividade da p. 03 caça-letras;
07/09
 
 
Apresentar gravuras de plantas da caatinga que mais registem a seca e em seguida criar na coletividade um texto falando sobre elas
Apresentar gravuras de plantas da caatinga que mais registem a seca e em seguida criar na coletividade um texto falando sobre elas
13/09
 
 
Observar tudo que está ao redor da escola prestando atenção nas plantas, no solo, água, nos animais, sol, etc. e comentar sobre a importância de cada coisa da natureza Na sala desenhar tudo que forma o nosso meio ambiente colocando os nomes.
Pedir para os alunos escreverem uma lista de alimentos vegetais que comemos cozidos.
 
14/09
 
Responder a atividade meio Ambiente p. 05
Ler o texto Cozinhando ao longo do tempo p. 82 83 do livro de história. Em seguida responder a p. 84
20/09
 
Criar uma parodia falando sobre como preservar as plantas.
Criar uma parodia falando sobre como preservar as plantas
21/09
 
Culminância do projeto
Culminância do projeto
 
 
 
 

 

Empreendimento do projeto

Realizar uma campanha de conservação da flora da comunidade

 

AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento registrando no portifólio algumas atividades, através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções de textos, desenhos e jogos contextualizados.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

Conscientizar a população de que o progresso da comunidade pode e deve ocorrer com um planejamento rural que preserve a flora e o meio, pois esta é a realidade imediata do aluno. Essa conscientização terá como resultado a qualidade de vida dos educandos e de todos que vivem na comunidade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

SENAR/AR-BA. – Programa Despertar. Revista Vida e Meio

    Ambiente. Ano 2007

LUCCI, Elian Alibi - Geografia Homem e Espaço 1 – São Paulo. Editora Saraiva, 1999.

INTERNET – Diversos

 Parâmetros Curriculares Nacionais

 

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