quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

12 fatores relacionados à eficácia da escola

Fatores relacionados à política escolar
1.    Liderança firme do diretor que deve compreender as necessidades da escola e estar ativamente envolvido nos trabalhos da escola.
2.    O envolvimento do vice-diretor, especialmente na formulação de políticas e assumindo responsabilidades delegadas e compartilhadas.
3.    Envolvimento de professores, principalmente nas decisões sobre a organização das turmas, programas de ensino e uso de recursos.
4.    Consistência entre os professores,  especialmente no cumprimento das diretrizes curriculares.
Fatores relativos à sala de aula
5.    Aulas estruturadas. Aulas conduzidas pelo professor, mas que permitem aos alunos exercerem certo grau de independência. A evidência sugere que o professor deve fazer avaliações ou auditoria do que foi aprendido.
6.    Ensino intelectualmente estimulante. Os professores usam enunciados e perguntas que envolvem raciocínio de nível superior, encorajam os alunos a usar imaginação criativa e competências de solução de problemas, num contexto interessante de sala de aula.
7.    Ambiente centrado no trabalho. A aula exige um elevado nível de atividade pelos alunos, baixo nível de ruído e no qual o professor passa a maior parte do tempo discutindo o conteúdo do trabalho com os alunos e menos tempo cuidando de assuntos rotineiros ou de disciplina.
8.    Foco em cada aula. As aulas são organizadas com base em um ou dois assuntos do currículo e podem incluir diferenciação de abordagens, se necessário.
9.    Comunicação entre professores e alunos. Ampla comunicação entre professores e alunos. A evidência sugere que o ensino direto aumenta o número total de contatos entre professores e alunos e lava a comunicação de nível mais elevado.
10. Registros. Registro do planejamento e da avaliação, bem como da informação a respeito do desenvolvimento pessoal e social dos alunos, inclusive por meio de amostras de seus trabalhos.
FATORES QUE INDICAM SOBRE A ESCOLA E A SALA DE AULA
11. Envolvimento dos pais, que inclui o apoio ao desenvolvimento educacional das crianças em casa e na escola e participação nas reuniões.
12. Clima positivo, com eficácia em recompensas e elogios.
                                                                                                     Roger Beard

Nenhum comentário:

Postar um comentário