sábado, 29 de janeiro de 2011

A utilização da tecnologia

A utilização da tecnologia como recursos didáticos exige que o professor seja criativo, tenha consciência das funções e dos componentes do processo de ensino e aprendizagem, conheça as características e peculiaridades de cada recurso. Impõe, também, a superação dos modelos tradicionais de ensino, incorporando inovações e novas formas de ensinar. Porém para utilizar essas tecnologias, faz-se necessário criar ambientes facilitadores que incluam nova postura da escola, assim como novas atitudes docentes, como a adoção de metodologias que permitam a participação ativa do aluno no processo educativo onde o professor tomará cuidados em relação aos materiais que disponibiliza para os discentes respeitando a autoria dos mesmos e ensinando aos seus alunos a pesquisarem, mas a serem autores das suas criações.
Sabemos que uma vez disponibilizado os materiais na rede (internet), já não é mais possível controlá-los, pois eles circulam livremente a partir dos servidores onde ficam armazenados, porém existem formas de garantir a legitimidade da autoria e a possibilidade de alunos e professores tornarem-se autores de suas histórias e projetos ainda é um dos maiores ganhos diante das capacidades das convergências tecnológicas e mediática.
A internet expande os horizontes através dos fóruns de debates, das trocas de conhecimentos, da visitação de culturas diferentes, da construção de trabalhos conjuntos e da navegação sem fronteiras, entretanto tão temos o direito de se apossar da propriedade do outro e isso não é um obstáculo para a criatividade, pelo contrário faz com que os educandos usem a sua própria criatividade e crie sua arte a partir dos conhecimentos adquiridos através de estudos e pesquisas.
Vale salientar que, todos têm direito à informação e à educação, porém ambas não precisam sobrepor ao direito de propriedade, mas fazer da busca pelos conhecimentos usando as ferramentas tecnológicas de forma dinâmica de Aprimorando sua aprendizagem.
Acredito que as ferramentas interativas contribuem como elemento essencial para uma nova maneira de pensar e aprender mais globalizada e integrada.

Edney S. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário