sábado, 1 de janeiro de 2011

Projeto Viagem a África

PLANILHA DE PLANEJAMENTO
PROJETO
Título do projeto:
Viagem à África
Área(s) do Conhecimento:
Ciências
Professor:
Elisabete da Silva Duarte
Orientação:
Denise Maria Milan Tonello Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto:
1 semestre
Justificativa:
com que as crianças, cada um a sua maneira, possa estabelecer relações entre a cultura que estão estudando e a nossa própria
cultura.
Por que Cultura Africana? A realidade brasileira é plural: pelo país afora encontramos gente de diferentes costumes,
religião, jeitos e credos. Essa diversidade é fruto de inúmeras influências que aconteceram ao longo de nossa história. Ampliar os
conhecimentos das crianças sobre a cultura africana para que possam estabelecer algumas relações é o objetivo central deste
projeto.
As diferenças devem ser discutidas sempre e, assim talvez, o projeto contribua para formar conceitos importantes, no que se
refere ao respeito às diferenças sejam físicas, de idéias, opiniões etc.
Na área de Língua Portuguesa as crianças terão a oportunidade de conhecer diferentes contos africanos que, sem dúvida,
são bem diferentes das histórias que estão habituados a ler ou ouvir. Além disso, terão um novo desafio que se refere à escrita que é
um diário de bordo, em que informações, descobertas, opiniões, legendas, textos, imagens, fotos farão parte do portador e,
portanto, a cada momento terão que escrever diversos tipos textos que têm características próprias, no que diz respeito à estrutura
da linguagem escrita e seu funcionamento.
Na área de Arte terão acesso a obras como pinturas, máscaras, esculturas e padrões que funcionarão, além de um objeto de
estudo e construção de novos conhecimentos, como um grande e novo repertório de imagens iconográficas que poderão fazer uso
em suas próprias produções.
Ter a possibilidade de descobrir novas informações e conhecimentos sobre uma cultura diferente da nossa, faz
Conteúdos:
Arte Africana (pinturas, máscaras, padrões e esculturas)
Costumes africanos (credos, alimentação, vestuário, jogos, brincadeiras, curiosidades, moradias)
Animais selvagens que vivem em território africano (leão, elefante, zebra, girafa, leopardos)
Savanas, florestas e desertos (características)
Materiais necessários:
Livros, imagens, filmes, tintas, argila, suportes diferentes (papéis, faixa), bloco de concreto celular...
Bibliografia:
animais estudados.
Enciclopédias, dicionários de todos os tipos (ilustrados ou não), relacionados a assunto, banco de imagens do país e dos
Filme: Kiriku e a feiticeira
As panquecas da Mama Panya, Mary Chamberlim, Coleção Cantos do Mundo. Edições SM.
Batuque de cores, Caroline Desnoëttes & Isabelle Hartmann. Cia das Letrinhas.
Histórias que nos contaram em Luanda, Rogério Barbosa. FTD
Gosto de África: histórias de lá e daqui, Joel Rufino dos Santos.
Outros contos africanos para crianças brasileiras. Rogério Barbosa.
Oxumarê, o Arco-íris. Reginaldo Prandí.
Um passeio pela África. Alberto da Costa e Silva.
Livros literários que também abordam a temática africana:
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
1. Levantamento prévio do que eles acham que é cultura africana
2. Filme; “Kirikú e a feiticeira”.
3. Discutir com as crianças o que é um diário de bordo, como são suas características, como escrevemos um diário e fazer algumas
CIÊNCIAS SOCIAIS
Um
projeto de Ciências Sociais 1º ano do Ensino Fundamental
leituras de exemplos de diário de bordo. Contar para o grupo que faremos um diário de bordo sobre a áfrica. Que vamos imaginar
estar fazendo uma viagem até lá cada vez que descobrirmos algo sobre este assunto.
4. Leitura de vários contos africanos nas rodas de leitura. Antes de iniciá-los contar um pouco sobre os orixás africanos, da crença
em vários deuses, já que os contos trazem nomes e questões específicas sobre estes orixás. Estas informações funcionarão como
repertório para que auxilie a compreensão dos textos. Sempre realizar uma discussão para que as crianças verbalizem sensações,
idéias e opiniões sobre os textos.
5. Uma das informações sobre as crenças dos africanos e, que temos mais forte na cultura são as crenças aos orixás. Ler um pouco
mais sobre estes deuses e suas particularidades, que parte da natureza protegem, sua cor preferida, a comida de gosta, o seu
número e dia da semana.
6. Pedir que cada criança escolha um dos orixás e façam um desenho.
7. Passar os desenhos em transparências e com o retro - projetor pedir que as crianças os ampliem num faixa (contínua). Cada um
ampliará seu desenho.
8
expô-los no corredor de nossa sala.
9. Propor que iniciemos então, a nossa viagem pela África. Discutir o que é um safári e propor que façamos um ali dentro do
colégio, em nossa sala de multimídia para que juntos possamos descobrir que animais vivem na África. Dividir o filme em duas
partes.
10. Pedir que depois da primeira parte assistida escrevam as informações que mais lhe chamaram a atenção. Esta atividade escrita
será realizada em duplas que a professora estabelecerá. Lembrá-los que o texto irá para nosso diário de viagem.
11. Assistir ao outra parte do filme. Propor que continuemos nosso safári.
12. Pedir que façam um desenho de algo que viram no filme e que mais chamou atenção. Como se fosse um cartão postal do lugar
que fomos. Mostrar alguns cartões postais de outros lugares para que as crianças tenham referência de como produzir um.
13. Realizar pesquisas em pequenos grupos sobre vestuário, costumes, alimentação, etc. O material e os grupos serão definidos pela
professora.
14. Socializar as informações que descobriram nas pesquisas.
15. Sempre após uma pesquisa e socialização validar as informações encontradas pelas crianças realizando a leitura do material.
Esta leitura será feita pela professora.
16. Propor registros destas pesquisas para nosso diário. No entanto, a diversidade de tipos de registros deve ser levada em conta
(textos, coletivos, imagens, legendas, listas, receitas, listagem de vocabulário africano e seus significados, etc).
17. Propor produções de arte, durante todo o projeto, como: releituras e reproduções de obras, confecção de máscaras, padrões em
blocos celulares, imagens com textura para o diário, como animais selvagens africanos etc.
18. Fazer algumas receitas típicas africanas para que o grupo possa degustar.
. Propor que escrevam as informações que descobriram do orixá que desenharam para que possamos anexá-lo aos desenhos e
Obs: As etapas acima descritas poderão ser repetidas, conforme a necessidade da evolução do projeto. Muitas delas estarão
acontecendo simultaneamente, já que estão ligadas a diversas áreas do conhecimento.
Produto final:
1. Lançamento de um diário de bordo.
2. Evento Africano (exposição de trabalhos, degustação de receitas típicas, etc )
Comemoração ao final do segmento de Ed, Infantil além de finalização do projeto.
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
Têm domínio do conteúdo aprendido.
Reconta, resume e explica o que foi aprendido a partir das leituras.
Têm clareza ao explicitar suas ideias.
maneira objetiva e articulada, demonstrando domínio do conteúdo.
Faz uso adequado da oralidade para explicar o que aprendeu e se consegue transmitir as informações de

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