A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita.
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os seus próprios nomes da classe.
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os seus próprios nomes da classe.
DINÂMICA DO NOME
Esta dinâmica propõe um “quebra gelo” entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que o grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro( ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoas, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e gesto... e assim por diante. Geralmente, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Autor: Desconhecido
INTEGRAÇÃO:
Entregar um balão para cada aluno e colocar dentro um papel com o seu nome. Solicitar que o encham pensando nos seus desejos para 2011.
Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:
a) Balão em cima da cabeça
b) No meio das pernas
c) Na mão direita/esquerda
d) Nas costas
e) Ombro com ombro (em duplas)
f) Joelho com joelho
g) Etc...
No final da brincadeira, estourar o balão e ler no papelzinho o nome do colega em voz alta, dizendo uma palavra que comece com a mesma letra.
Depois que todos leram, pegar o papel com o seu nome, identificar a letra inicial e o número de letras. Formar grupos de crianças que tenham:
a) A mesma letra inicial
b) O mesmo número de letras
c) Mesmo número de sílabas
d) Mesma letra no final do nome
Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:
a) Balão em cima da cabeça
b) No meio das pernas
c) Na mão direita/esquerda
d) Nas costas
e) Ombro com ombro (em duplas)
f) Joelho com joelho
g) Etc...
No final da brincadeira, estourar o balão e ler no papelzinho o nome do colega em voz alta, dizendo uma palavra que comece com a mesma letra.
Depois que todos leram, pegar o papel com o seu nome, identificar a letra inicial e o número de letras. Formar grupos de crianças que tenham:
a) A mesma letra inicial
b) O mesmo número de letras
c) Mesmo número de sílabas
d) Mesma letra no final do nome
Nenhum comentário:
Postar um comentário