sábado, 29 de janeiro de 2011

ROTINA PARA ALUNOS DO 1º ANO

Segunda - feira
Jogos tradicionais
Jogo da adivinha- A turma é dividida em grupos de seis alunos que jogam entre si;
Cada grupo é organizado em pares, os grupos organizam-se em círculos, de modo a ficar cada aluno em frente a seu par;
Um aluno escolhe uma palavra e mostra para o vizinho da direita e também da esquerda, de modo que um componente  de cada grupo não conheça a palavra e deverá adivinhar após a dica que seu parceiro lhe fornece. As palavras são nomes de animais. Se o parceiro adivinhar, conta ponto se não passa a vez para a dupla seguinte, repetindo-se os procedimentos descritos. A ordem de jogo é sempre em sentido horário, no circulo.
Cantos de atividades diversificadas
As crianças devem ir até os cantos diversificados e fazer a atividade dos mesmos.
Atividades dos cantos: quebra-cabeça, dominó de continhas, desenhos e baralhos de palavras;
Linguagem Oral e Escrita
A turma deve falar os nomes das palavras que tinham no jogo da adivinha contando qual delas eles tiveram mais dificuldade em ler; em seguida fazer um ditado com as palavras citadas;
Lanche
Recreio
Brincadeiras e movimento
Dança guiada – Ligue o rádio numa estação FM e peça que as crianças dancem. Escolha um dos alunos e solicite que seja uma espécie de guia. Ele dançará, de costas para os colegas, e todos deverão imitá-lo. Quando desejar, este estudante deve se virar, sem aviso – não há necessidade de para a música. Nesse momento, todos os colegas ficarão em “estátua” na posição em que o guia parou a dança. Quem for visto em movimento troca de lugar com o primeiro aluno e o jogo recomeça. Se o guia não conseguir visualizar ninguém em movimento, deverá repetir a rodada até acertar.
Ciências
As crianças devem desenhar os animais cujo os nomes estavam no jogo em dois cartazes: um cartaz de animais com ossos e outros sem ossos;
Dever de casa
Ler e reler as palavras que foram trabalhadas no jogo separando as sílabas;
Terça-Feira
Jogos tradicionais
 Fui de foguete para lua - Os alunos são acomodados lado a lado em uma fila. O primeiro aluno diz aos demais: “Fui de foguete para lua e levei uma (caneta)
O próximo  aluno deverá dizer o nome de outra coisa cujo nome inicia com a letra ( B  )  que levaria na viagem.
Quando um aluno não conseguir lembrar o nome de um novo objeto que comece com a letra B ou disse nome de um que já tenha sido ele deve ir para o final da fila.
Cantos de atividades diversificadas O aluno deverá procurar um novo canto e fazer a atividade do mesmo. Atividades dos cantos: quebra-cabeça, dominó de continhas, desenhos e baralhos de palavras
Linguagem Oral e Escrita
Pedir as crianças para citarem as palavras do jogo escritas com a letra B;
Distribuir uma lista com os nomes das palavras do jogo;
Solicitar a leitura da lista;
Pesquisar palavras em jornais e revistas que tenham a letra B e escrever no caderno;
Lanche
Recreio
Brincadeiras e movimento
Fazer o jogo esquentando - Uma pessoa sai da sala e o resto do grupo escolhe um objeto para aquela pessoa encontrar. A pessoa volta e começa a procurar enquanto que o grupo bate palmas fortes se a pessoa estiver próxima do objeto e mais fraca se ela estiver longe, ajudando-a a encontrá-lo;
Matemática – Em cada objeto do jogo citado tem um número por isso ao terminar o mesmo as crianças devem dizer os numerais encontrados e em seguida representa  a quantidade com objetos concretos.
Dever de casa -
Fazer uma colagem de objetos onde encontramos números
Quarta-Feira

Jogos tradicionais
Passando o anel: Um aluno sai da roda enquanto outra criança passa o anel entre as mãos dos colegas. Após deixar o anel nas de uma criança, a pessoa que saio volta e tenta adivinhar onde está o anel;
Cantos de atividades diversificadas
As crianças devem ir até os cantos diversificados e fazer a atividade dos mesmos.
Atividades dos cantos: quebra-cabeça, dominó de continhas, desenhos e baralhos de palavras;
Brincadeiras e movimento
Uma criança vai até o meio do círculo feito pelas outras crianças e joga a bola para cima no mento que a música parar citando um nome de um coleguinha. O coleguinha deve correr e pegar a bola antes de cair no chão. O jogo termina quando todos participarem mais de uma vez;
Linguagem Oral e Escrita
Pedir para a turma contar se gostaram da brincadeira da bola. Perguntar quem sabe cantar a música que estava sendo tocada durante a brincadeira e cantar a mesma com toda a turma. Em seguida entregar a letra da música pedindo para cada criança circular às palavras que elas conseguirem ler. Após da leitura das palavras circuladas as crianças devem escrevê-las no caderno com letra cursiva;
Recreio
Artes – Representar através de desenhos a música trabalhada;
Dever de casa – Perguntar aos pais os nomes das brincadeiras que eles faziam quando pequenos e escrever os nomes das mesmas com a ajuda da família;
Quinta – Feira
Jogos tradicionais
Quebra-cabeça -  Formar duplas e distribuir gravuras de vários objetos recortados. A dupla  que conseguir montar as gravuras  primeiro será a vencedora;
Matemática
Cada dupla deve apresentar para seus colegas as gravuras que formaram contando quantos objetos tem em cada uma. Em seguida trabalhar noção de adição utilizando pequenos problemas envolvendo as gravuras do jogo;
Cantos de atividades diversificadas
Finalizar as atividades dos cantos da semana.
As crianças devem ir até os cantos diversificados e fazer a atividade dos mesmos.
Atividades dos cantos: quebra-cabeça, dominó de continhas, desenhos e baralhos de palavras;
Brincadeiras e movimento
Reunidos - Montar com as crianças um pequeno circuito a ser percorrido. Por exemplo: solicite que carreguem uma caixa de papelão, façam uma sequência de passos, descasquem e comam uma mexerica e, por fim, ajudem o colega a beber um copo d’água. Você pode mudar e adaptar este percurso da forma que achar mais interessante – e também utilizar sugestões dos alunos. O importante é que as exijam o trabalho conjunto das crianças. Utilize casacos grandes, em que caibam dos alunos dentro. Explique aos estudantes que cada um deve vestir apenas uma manga da roupa e passar o braço por trás do colega para fechar a peça. A seguir, deverão definir a ordem das duplas. Solicite que cada dupla realize os desafios do percurso e marque o tempo. Vence a dupla que terminar no menor tempo.
Lanche
Linguagem Oral e Escrita
Conversar com as crianças quais foram às dificuldades que elas tiveram no jogo. Em seguida pedir para elas abrirem a caixa que utilizaram na brincadeira. Dentro da mesma tem gravuras de objetos e cada dupla deve escrever no caderno os nomes das gravuras formando frases;
Sexta-Feira

Jogos tradicionais
Brincar de amarelinha – Dividir a turma em equipe. Cada membro da equipe participa do jogo, porém antes de jogar deve ler a palavra que tem dentro de cada casa.
Linguagem Oral e Escrita
Entregar a cada criança o texto Amarelinha, ler para elas o mesmo e em seguida pedir para acompanharem a leitura com o dedo. Ao terminar a leitura fazer a interpretação oral do texto. Após a interpretação cada criança deve escrever algumas palavras do texto no caderno em ordem alfabética;
Artes – Desenho livre
Lanche
Brincadeiras e movimento
O espelho - Ainda em duplas, os estudantes brincarão de espelho. Primeiramente, eles deverão posicionar-se um ao lado do outro e seguir os seus comandos, como levantar a perna direita, inclinar o corpo para frente e levantar a perna direita, inclinar o corpo para frente e levantar o braço esquerdo.
Depois, solicite-lhes que fiquem frente a frente e atendam, novamente, aos movimentos solicitados. Dê instruções que exijam trabalho conjunto e maior reflexão, como esticar a mão direita ou, com a mão esquerda, pegar o pé direito do colega.
Matemática- Trabalhar lateralidade a partir do jogo e distribuir uma atividade escrita sobre o conteúdo;
Dever de casa
Revisando nossa aprendizagem – As crianças recebem uma folha de ofício onde elas irão escrever, desenhar, colar , etc. tudo que estiver guardado em sua memória sobre a semana de estudo;
Edney S. de Oliveira
Revisando nossa aprendizagem – As crianças recebem uma folha de ofício Edney S. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário