Sistema Operacional e seus aplicativos.
O educador deve usar software na prática educativa a partir de uma necessidade e em função da proposta de ensino adotada, e não como solução à procura de um problema.
A cada dia torna-se cada vez mais importante que o educador entenda o processo de escolha do software, vislumbrando possibilidades do uso do mesmo como recurso didático enriquecendo sua prática docente e a partir desse recurso, o educador vai mobilizar todos os outros saberes, seja ele curricular, disciplinar ou da formação.
Vale ressaltar que, o professor pode utilizar o software nas diversas disciplinas como em matemática onde os alunos no que se refere ao raciocínio hipotético dedutivo, proposições lógicas, matrizes e lógica algébrica pode serem favorecidos por softawres como o Cabri Géomètre e o Modellus, entre outros.O software colabora para o entendimento desses conceitos. Por exemplo: as propriedades de uma figura geométrica podem ser manipuladas pelo Cabri Géomètre. No Modellus o aprendiz pode estabelecer relações entre as representações do conceito de função, manipulando, nesse software, tabelas, equações e os próprios gráficos, obtendo feedback na própria interação com o Software.
Fica explícito que o software não é apenas mais um recurso didático que é introduzido na sala de aula, mas a solicitação de novas formas de prática docente para que, efetivamente, ocorra uma recepção software como instrumento que auxilie o processo de ensino e aprendizagem.
Acreditamos que os professores buscam os recursos didáticos para utilizar em suas aulas de acordo com sua concepção de ensino.
Sabe-se que muitos alunos têm dificuldades em utilizar softwares, a maneira de lidar com o erro do aluno a partir do uso do computador e o feedback fornecido pelo software, nos remete a novas situações didático pedagógicas que antes não conhecíamos. Diante disso, sugerimos que o erro deverá ser reelaborado, de maneira a contribuir com a análise e a reflexão do aluno. Assim, o aprendiz será levado a refletir e a reelaborar o erro, para a construção do seu conhecimento. Nesse momento, o professor deverá estar presente, participar desse processo e contribuir para que o aluno possa interagir com o software, construindo o conhecimento a partir dos erros.
No momento em que o professor se propõe a utilizar um software inserindo-o no contexto de sala de aula, implica uma série de análises e procedimentos. Na medida em que esse software virá ao encontro dos anseios, objetivos, projetos e realidade desse aluno.O software poderá também ser esse recurso motivador se a proposta de ensino do professor for essa, mas, isso, desde que ele (o professor) tenha consciência do porquê e do como quer utilizar este software. Todavia, esse é um recurso que poderá ser ampliado em suas potencialidades, que irão variar conforme a maneira como será explorado.
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