Trabalhando com literatura
Justificativa
Os textos literários são uma excelente porta de entrada para cultivar o hábito e a competência leitora. A escolha de textos literários deve contemplar ao menos dois critérios: devem ser bem escritos, pois servem como boa referência de linguagem escrita para as crianças, e devem agradar a elas, o que nem sempre depende do texto — muitas vezes depende mais da forma como o professor encaminha a leitura na sala de aula. Gostar de ler ou apreciar uma atividade de leitura na sala pode parecer simples, mas traz para a criança, além do prazer, um sentimento de competência, de que ela pode entender um texto e compartilhá-lo com outras pessoas, como fazem os leitores proficientes.
Objetivos:
Trabalhar com as estratégias de leitura, no sentido de a criança ir tomando consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência e verificação de aspectos do texto que se lê.
Histórias lidas para as crianças:
Chapeuzinho vermelho
Cinderela
A fada que tinha idéias
Organização (ou encaminhamento):
1º Momento - Antes de iniciar a história informar os alunos sobre o texto que será lido, antecipando parte da história, seus personagens, o local onde ela se passa. Em seguida, organizar as turmas de formas variadas, mas em dupla: sentados na própria carteira, no chão ou em roda e fazer comentários sobre a trama e seus personagens convidando os alunos para falarem também sobre os mesmos.
2º momento - Distribuir palavras para os alunos retiradas do livro e pedir para eles localizarem as mesmas no livro. Depois cada dupla vai representar as palavras através de desenhos e mostrar para a turma.
3º Momento- Espalhar trechos da história escritos pela sala e solicitar que as crianças juntem-os e em seguida leiam colando os mesmos em ordem na folha de ofício.
4º Momento: Fazer o jogo da formiga. Colocar fora da sala várias palavras na parede umas que tem na história e outras que não tem. Em seguida uma das crianças da equipe que é a formiguinha vai fora da sala e traz uma palavra que ela acha que pertence a história para a formiga que ficou no lugar dizer se a mesma realmente pertence à história contada. Caso acerte marca ponto. Vence a equipe que tiver mais acertos.
Edey,
ResponderExcluirGostei do seu blog e com o seu perfil te conheci um pouco mais.
Parabéns.
Bjs. Diva
Edney.
ResponderExcluirFiquei sabendo agora atraves desta sua página de boas ideias para interagir com professor e alunos.
Abraço, Gilvania.