quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sugestões de atividades para o início do ano

  1. Perguntar aos alunos o que cada um deve fazer para esse ano ser um sucesso;
  2. Ler o texto Este ano será um sucesso com a turma;
  3. Solicitar que os alunos respondam a interpretação do texto;

Este ano será um sucesso se...

Este ano será um sucesso se...

houver um sorriso de otimismo,

um sonho de beleza em seu coração e

poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,

na inocência das crianças, no silêncio interior,

na amizade, no momento presente,

na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;

sensível ao sofrimento alheio,

grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.

Este ano será um sucesso se...

você for franco sem ferir,

tiver fé em si, no próximo e em Deus e,

acima de tudo, expressar o que pensa do outro

com uma palavra de carinho, de apoio,

de reconhecimento, de bondade e encorajamento.

Este ano será um sucesso se...

você souber vencer a preguiça, o orgulho,

a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,

da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,

ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.

Este ano será um sucesso se...

você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,

estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,

economizando bens materiais,

esbanjando amor e solidariedade,

entendendo a criança e o idoso,

o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.

Este ano será um sucesso se...

você der um "bom dia" de coração e

enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,

vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,

com a gota de orvalho na flor.

Este ano será um sucesso se...

você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades

que se abrirem diante de você e,

começar cada dia com Deus!

Se você for sensível a tudo isso,

então este ano será um sucesso para você e

para os que viverem ao seu redor!

                           INTERPRETAÇÃO
Pense no texto, no ano que inicia e responda:
1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?
2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras
No texto diz que "este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras..." O que será que o autor quer dizer com esta expressão?
4) Em sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.
5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
Intriga:
Intolerância:
Mesquinhez:
Solidariedade:
Agora, escreva frases com estas palavras.
6) Escolha uma parte do texto e faça uma ilustração.

Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.
No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.
Lembrem-se:
Estabelecer de 5 a 10 regras no máximo.

                              ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc.) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar

Sugestões de atividades
  • Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia.É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em passeios, com a família etc.
  • Num segundo momento oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor q façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida,  a sua realidade.
  • Realizado a trabalho o professor junta para também adicionar ao Álbum da Vida – colocando por escrito além do nome da criança qual foi a proposta da montagem de recorte e colagem.
  • Num outro dia, então, explorar as preferências de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc.
  • É interessante registrar de forma sistematizada para também constar no Álbum da Vida – em anexo segue modelo de sistematização que poderá ser xerocada ou mimeografada.
  • A montagem de um painel com as preferências é uma idéia bem legal e que, também, certamente, agradará à todos. Use a sua imaginação e aproveitando a idéia e os materiais que tem a disposição crie um lindo mural com o tema: As coisas que eu mais gosto ou As coisas que nós da turma tal mais gostamos ou Nossas Preferências.
  • No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada uma técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente – cartão no caso – com o título: Álbum da vida – ali todos os trabalhos sistematizados serão acoplados e deverão ser encadernados ou presos com bailarinas, grampos, etc.


Um comentário:

  1. Trabalhei o texto e sua interpretação,foi um show!Pois diagnostiquei tanto a escrita ,quanto a organização de pensamento,tanto a oralidade.

    ResponderExcluir